Siga nas redes sociais

Search

Tech recruiter: como o cargo auxilia na busca pelo profissional ideal de tecnologia

Foto: Monika Jurczyk/AdobeStock

De acordo com um relatório do Linkedin, profissões relacionadas a tecnologia são as que mais estão em alta neste ano. Em especial, um recrutador especializado para esse segmento, chamado de tech recruiter. Para entender mais sobre essa função, o Economia SC Drops conversou com Aline Bernardon, tech recruiter da GeekHunter. Confira abaixo:

Como a falta de mão de obra realmente afeta empresas do setor? O que falta para incentivar mais pessoas a seguirem a profissão em tecnologia?

Aline: A falta de mão de obra afeta diretamente no desenvolvimento e crescimento das empresas Isso também pode vir a gerar um aumento de demanda dentro dos times, fazendo com que profissionais fiquem sobrecarregados. Isso tem um impacto na saúde e motivação dos times, e se não acompanhada, pode gerar um impacto no resultado da empresa. Ou seja, além do resultado direto no produto, gera um ciclo de desgastes e perda dos profissionais que já estão na organização. Ingressar na área de tecnologia pode ser difícil, para quem não tem background técnico, uma vez que essa é uma área técnica e, por vezes, exige certos conhecimentos específicos. A falta de abertura do mercado e de algumas empresas para absorver pessoas sem experiência e a falta de intenção em desenvolver profissionais internamente afasta algumas pessoas. Ter projetos que possibilitem o desenvolvimento no início de carreira de profissionais ou estudantes pode ser uma estratégia interessante como uma ação de longo prazo e pode vir a amenizar a falta de mão de obra no futuro, onde o desafio será reter esses profissionais. No curto prazo, ações como realização de eventos/momentos para promover e compartilhar conhecimento em tecnologia, bem como hackathons, podem ser um bom caminho para incentivar mais pessoas a ingressarem na área e encontrar bons profissionais.

Essa demanda acabou gerando um novo segmento no setor: o Tech Recruiter. Quais as características e perfil desse profissional?

Aline: O primeiro ponto é conhecer o mercado, as tecnologias, linguagens e suas diferenças. É um segmento muito dinâmico e ágil, então é imprescindível acompanhar as atualizações, tendências e novidades. Também é importante algumas soft skills como:

  • Criatividade na busca desses profissionais, seja na divulgação ou na abordagem.
  • Habilidade de comunicação, capacidade de tomar decisões rápidas, uma vez que os processos seletivos de profissionais são dinâmicos e necessitam de muita busca ativa por parte da tech recruiter
  • É importante também ter um bom e constante networking com outros profissionais tech recruiter e com profissionais de tecnologia, que podem ajudar, e muito, no entendimento das linguagens. Isso possibilita estar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.
  • Desenvolver uma abordagem constante de análise e resolução de problemas.
  • Conhecer as melhores fontes de busca e divulgação. 
Qual a importância e diferenciais de ter um recrutador especializado?

Aline: Ter uma pessoa recrutadora especializada, além de conhecer a área, tecnologias e o mercado, traz agilidade na hora da contratação, pois esse recrutador conhece o perfil que busca. Isso possibilita otimizar processos, visto que o recrutador sabe e conhece as melhores fontes de divulgação e de busca desses perfis, além de já ser referência no mercado para uma base de candidatos e possui contato constante com outros profissionais de mercado. Também consegue identificar com mais facilidade os perfis adequados para cada posição e personalizar o processo seletivo, considerando a experiência da pessoa candidata e as necessidades reais da organização. Um bom exemplo é que essa pessoa especialista pode apontar melhores soluções para validações necessárias no processo. Isso gera um tempo de processo seletivo menor e um aumento de produtividade. Um profissional especializado dentro do time de recrutamento e seleção pode ser considerado uma estratégia da empresa, pois esse profissional consegue mensurar de forma mais clara o timing do processo para determinada posição, assim como atuar próximo às áreas, antecipando possíveis demandas.

Como um Tech Recruiter pode sanar dores do segmento, como a alta rotatividade de profissionais de tech, que gira em torno de 15%?

Aline: Com um processo seletivo bem estruturado, onde a pessoa tech recruiter conheça bem a área que o profissional vai ingressar, que tecnologias e linguagens vai atuar e os projetos que serão desenvolvidos, assim como transparência em questões como remuneração e benefícios, acaba engajando e muito os candidatos. Muitas vezes a alta rotatividade é por falta de alinhamento de expectativas do profissional com a empresa, seja desalinhamento das tecnologias que esse profissional irá atuar ou nos projetos que será inserido, ou mesmo, desalinhamento com a cultura da empresa. Ao ingressar na companhia, muitos profissionais se deparam com uma realidade diferente da que foi mostrada durante o processo seletivo e isso, muitas vezes, é pela falta de entendimento do recrutador sobre a área, os projetos e até mesmo acerca do negócio da empresa, apresentando candidatos desalinhados às lideranças. Nestas situações, esse profissional acaba se movimentando com maior facilidade e assumindo outros desafios. Existem outros quesitos que também são importantes para a retenção de equipes techs, como cultura, autonomia, liberdade (home office), remuneração e benefícios, mas a porta de entrada desse profissional com a empresa é pelo processo seletivo, passando por uma pessoa Tech Recruiter, e é aqui que todas as expectativas devem estar completamente alinhadas.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail