Siga nas redes sociais

Search

Como melhorar o engajamento no Linkedin (e fazer negócios)

Foto: PhotoMIX-Company/Pixabay

Mais de 50 milhões. Este é o número de usuários que o Linkedin possui no Brasil, conforme divulgado pela própria rede social corporativa no último ano. Apesar de muito criticado, há um potencial pouco (e mal) lapidado por quem busca empregos e geração de negócios na plataforma. 

Digo isso com propriedade, pois quando iniciei meu negócio, há quase 3 anos, eu comentava com as pessoas o rápido crescimento de usuários que passavam a seguir o perfil do Economia SC (desde então, uma média de 1.200 novos usuários por mês, sem impulsionamento e sem ser usuária premium) e muitas vezes, essas pessoas não davam muita bola. Hoje em dia, passaram a usar o espaço de forma mais ativa também. E qual o segredo?

Se você é um dos que critica a plataforma porque não consegue gerar nada por lá, você está fazendo errado. Aquela velha receita de ficar enviando mensagens no privado de pessoas que você não conhece para apresentar seu negócio, não funciona mais. 

É preciso ir além! Como? Vou deixar 3 estratégias que eu mesma uso para poder melhorar o engajamento na minha própria rede e, principalmente, do meu negócio.

FAÇA CONEXÕES TODA SEMANA

Networking é tudo. Hoje em dia isso é óbvio e clichê. Ter criado meu negócio 3 meses antes da pandemia estourar no país fez com que eu buscasse me conectar com pessoas no digital. E dali surgiu um movimento natural: enviar solicitação de conexão todos os dias, pelo menos entre 3 e 5. O critério? Cargo e se eu conhecia a empresa. Por exemplo: fulano, CEO da empresa X. Conforme me aceitavam, eu convidava para seguir a página do Economia SC. Tem um botão específico na área administrativa da página chamado “Convidar Conexões”. Assim comecei a fazer minha rede. Mais tarde, com a pandemia controlada, encontrei algumas dessas conexões presencialmente, e a lista ainda é grande, viu? Obviamente, conforme meu negócio ficava conhecido (hoje são mais de 31 mil seguidores no perfil), eu também ficava. Então pessoas começaram a me mandar convites para conexões, e eu fui aceitando. A lição que fica para esse tópico é: não espere a rede social fazer acontecer (porque não vai mesmo!), vai lá e dê o primeiro passo. Lembre-se, é uma rede social. 

CURTA, COMENTE E COMPARTILHE COM PROPRIEDADE

Não seja o tio ou a tia do Whatsapp que compartilha um monte de coisa sem ter uma fonte com credibilidade e não fale de um assunto no qual você não é especialista. Isso é primordial e vai te poupar tempo. Procure saber qual é seu foco no Linkedin. Vamos ao exemplo: digamos que eu sou uma profissional da área de tecnologia, tenho um emprego, mas quero explorar as oportunidades do mercado ou começar meu próprio negócio. O primeiro passo é você seguir pessoas que são referências na área em que você atua ou quer atuar. Em segundo, busque informações (notícias, artigos acadêmicos, pesquisas…) e passe a compartilhar deixando algum comentário que você se sinta seguro de fazer (este artigo eu gostei por… eu concordo com… gostaria de compartilhar com vocês o estudo tal, olha que notícia bacana para tal coisa…), algo bem simples, pois com o tempo você vai aprimorando, assim como tudo na vida, não é? Em terceiro, passe a curtir posts publicados através de suas conexões e comente se for pertinente (se alguém foi promovido dê os parabéns, se alguém foi demitido ajude compartilhando o currículo, se você conhece pessoas que possam fazer negócios apresenta-as…). Fazendo isso, muito provavelmente as pessoas vão, aos poucos, sabendo quem é você, começando a interagir de uma forma mais natural, te chamando para um café ou bate-papo virtual, e assim por diante.C omo eu falei no início, não é só enviar uma apresentação da sua empresa, é muito além. No Economia SC, para ter um exemplo como negócio, nós curtimos tudo o que é compartilhado, ou seja, se fulano compartilhou uma notícia que foi postada lá no perfil do portal, nós curtimos (e quando dá tempo comentamos, geralmente, um coração), gerando uma proximidade com o leitor ali. Não passa nada! Então, se você tem uma empresa e o time de marketing (ou você mesmo) compartilha conteúdos no perfil dela, passe a acompanhar também o que está sendo compartilhado, curtido ou comentado a partir dali, seja pelo CEO da empresa, seja pelo funcionário. Aprenda a valorizar quem te segue! 

TENHA RECORRÊNCIA

Os dois tópicos acima se amarram neste último. Não há conexão e nem como gerar algo em uma plataforma se você só faz isso uma vez por mês. Seja no perfil pessoal, seja no da sua empresa, fato é que  você mesmo precisa movimentar sua rede. Tire alguns minutos por dia ou pelo menos umas 3 vezes por semana para ver o que está rolando. Ah, ter recorrência só vale se tiver consistência. Não compartilhe qualquer coisa, construa sua imagem e sua marca a partir da plataforma. Tenha cautela, responsabilidade e, principalmente, vontade de fazer acontecer!

Espero que esse artigo tenha ajudado você, leitor ou leitora! Se sim, vamos nos conectar? O link do perfil do meu Linkedin está aqui. Até logo! 

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail