Siga nas redes sociais

Search

Restaurantes de Balneário Camboriú transformam lixo orgânico em adubo

Foto: Bruno Kotaka.

Um novo espaço gastronômico e sustentável entrou para a rota dos destinos turísticos gastronômicos de Santa Catarina no último ano.

Trata-se do PZ Ecomall que reúne em único endereço, em Balneário Camboriú, restaurantes de culinária internacional.

Entretanto, o local vem chamando atenção de moradores e turistas não apenas pelas saborosas experiências gastronômicas, mas também pelo conceito e ações sustentáveis.

Para se ter uma ideia, o local transformou aproximadamente 20 toneladas de lixo e resíduos orgânicos em húmus, uma espécie de terra rica em nutrientes para as plantas.

“O PZ Ecomall não foi apenas projetado para ser um local com arquitetura sustentável e excelente gastronomia. Temos uma preocupação contínua para a viabilidade e desenvolvimento socioeconômico, ambiental e cultural das regiões. Analisamos o impacto para minimizá-lo, utilizando recursos naturais e visando o bem-estar e a experiência dos consumidores”, explica Filipe Pitz, CEO do espaço.

Além disso, no ano passado mais de 250 mil litros de água da chuva foram captados e deixaram de ser usados da rede municipal.

A maior parte do volume é utilizado diariamente para a manutenção das instalações, como limpeza de banheiros e na irrigação do jardim.

Outra característica é que todos os restaurantes utilizam materiais ecológicos, como canudos e embalagens para delivery, contribuindo com a reciclagem.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail