Siga nas redes sociais

Search

12 dicas de como fazer gestão humanizada na prática

Foto: Bob_Dmyt /Pixabay

Por Bruno Soares, CEO da Feedz.

Observar as necessidades dos colaboradores e proporcionar uma comunicação eficaz estão entre os principais pilares da gestão humanizada. Muitas empresas já se deram conta de que é o melhor caminho para que alguns dos principais objetivos corporativos sejam alcançados.

Ao propor uma nova maneira de se relacionar nas organizações, esse modelo vem contribuindo significativamente para o bem-estar e para a produtividade dos colaboradores, além de melhorar os índices de atração e retenção de talentos.

Confira abaixo 12 dicas para colocar a gestão humanizada em prática:

1. PREPARE A LIDERANÇA

Contar com uma liderança mais aberta e receptiva, que dê bons exemplos, é indispensável para que esse modelo de gestão funcione. Afinal, de nada adianta a empresa pregar uma postura mais humanizada, se a liderança não estiver preparada para colocá-la em prática. O RH tem o papel fundamental de preparar e apoiar os líderes ao longo de todo o processo, ajudando-os na valorização do capital humano.

2. OLHE PARA AS NECESSIDADES DOS COLABORADORES

Compreender que cada pessoa tem suas particularidades é uma das bases da gestão humanizada. Observar os colaboradores de perto e entender o que guia o comportamento deles é a chave para oferecer os incentivos que eles precisam para fazerem um bom trabalho.   

3. ESTIMULE A COMUNICAÇÃO

Uma comunicação clara e horizontalizada, entre liderança e liderados, não apenas ajuda a reduzir diversos conflitos, como também contribui para a construção de relações mais humanas no trabalho. Estar disponível para conversas e implementar uma cultura de feedback são algumas das ações que podem ser adotadas para tornar isso possível e resolver uma série de problemas corporativos, como o desencontro de informações e a falta de alinhamentos.

4. OFEREÇA BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Essa é uma das premissas básicas para que os colaboradores se sintam valorizados e, principalmente, consigam exercer suas funções com mais empenho.

Isso inclui desde oferecer acesso à tecnologia de ponta e demais ferramentas necessárias para a execução de um bom trabalho, até evitar o acúmulo de funções e sobrecarga de atividades.

5. INVISTA EM AÇÕES DE ENGAJAMENTO

O engajamento profissional sucede de um vínculo psicológico, afetivo e emocional com o emprego, contribuindo para que o colaborador se sinta parte da instituição e exerça suas funções com excelência. Sendo assim, criar um plano de ação para engajamento é uma excelente forma de iniciar um bom trabalho nesta frente.

6. CRIE OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO

Incentivar os colaboradores a desenvolverem suas habilidades profissionais e pessoais é sinônimo de mostrar que a empresa realmente valoriza as pessoas que fazem parte dela. Além disso, adotar políticas de desenvolvimento de pessoas ajuda a aperfeiçoar o potencial dos colaboradores, orientando-os pelo melhor caminho.

7. GARANTA A SEGURANÇA EMOCIONAL

Oferecer um ambiente de trabalho emocionalmente seguro também faz parte da gestão humanizada. Isso garante que os colaboradores lidem com suas emoções de forma mais saudável, não tenham medo de expressar suas ideias e se sintam mais propensos a compartilharem conhecimento.

8. ESTEJA ABERTO ÀS MUDANÇAS

A possibilidade de adaptação é um aspecto fundamental para que a gestão humanizada se sustente. Isso significa avaliar as ações constantemente e promover mudanças práticas, que melhorem cada vez mais a experiência dos colaboradores.

9. ENNVOLVA O TIME NAS DECISÕES

Humanizar também é integrar os colaboradores no processo de decisão, abrindo espaço para a colaboração e troca de ideias. Uma boa forma de colocar isso em prática e convidando a equipe para reuniões importantes e mantendo todos informados sobre as estratégias da empresa.

10. RECONHEÇA OS ESFORÇOS

Reconhecer um bom trabalho é fundamental para motivar e reter talentos, pois demonstra que a empresa valoriza o empenho de seus funcionários. Existem muitas ideias de reconhecimento que podem ser colocadas em prática, como, por exemplo: oferecer um bônus especial em dinheiro, comemorar marcos históricos (como o aniversário de empresa), presentear o colaborador com um passeio/viagem, entre outros.

11. ABRACE A DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Um estudo publicado na revista Harvard Business Review apontou que, nos locais onde a diversidade é reconhecida, os funcionários tendem a ser 17% mais engajados e dispostos a irem além das suas responsabilidades. Isso acontece porque os colaboradores se sentem mais seguros, motivados e conectados aos seus propósitos quando fazem parte de uma empresa que respeita as diferenças e favorece a troca de experiências entre pessoas com perfis e experiências de vida diversas. 

12. CUIDE DA SAÚDE MENTAL DA EQUIPE

Incentivar os colaboradores a buscarem hábitos de vida mais saudáveis e contribuir para que eles de fato tenham momentos de descanso também são formas de colocar a gestão humanizada em prática. Vale lembrar que a maioria dos problemas que geram má qualidade na saúde mental dos colaboradores nasce da má gestão, bem como de uma comunicação ineficiente. Não é por acaso, portanto, que as empresas têm olhado cada vez mais para a saúde mental das equipes e adotado ações preventivas nesta frente. Como você pôde perceber, a gestão humanizada se dá por meio de uma série de ações. Mas, no fim, o objetivo é um só: priorizar os colaboradores e oferecer as condições necessárias para que eles se sintam valorizados e motivados a contribuir com o sucesso das organizações.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail