Siga nas redes sociais

Search

De mulher para mulher, de mulher para todos

Foto: Alex Miranda.

No Dia Internacional da Mulher, no qual honrosamente somos lembradas desde 1960, e a partir de 1975 sendo o dia nomeado oficialmente pela ONU afim de combater a discriminação e desigualdade de gênero, vale refletir um pouco sobre esse tema, afinal sob a infeliz realidade em que cerca de 130 mulheres operárias precisaram ter seus corpos carbonizados para que as vozes não só de mulheres, mas de trabalhadores, buscando melhores condições de trabalho e de jornada, fossem enfim ouvidas. 

O que significa um dia? Muitos se perguntam a real necessidade de termos como mulheres recebido essa menção mundial. Eu acredito que de fato o dia não somente simboliza um marco na história do protagonismo feminino, mas também um marco para a sociedade como um todo. 

Porém, a busca por direitos iguais é uma luta sem fim, sempre haverá minorias, sempre haverá alguém que se sente explorado, diminuído ou mesmo o que é exaltado.

Eu em diferentes fases da minha carreira fui confrontada com o tema gênero, de como enfrentei o preconceito, de como fui mãe e empresária, de como impus respeito e igualdade sendo mulher e assumindo cargos de liderança ainda jovem, e minhas respostas sempre foram as mesmas: “eu não olhei para isso! Investi meu tempo buscando o que era mais importante, chegar aonde queria!”

O olhar preconceituoso sempre vai existir, seja por etnia, gênero, gostos e sabores, no entanto, ceder a ele só vai nos distanciando do objetivo e ideal que traçamos. 

Ser mulher para mim nunca foi sinônimo de fragilidade ou de dificuldade. Para mim todos somos seres com intelecto capaz de superar qualquer obstáculo. O ponto chave está naquilo que você se permite ser. E isso não vale apenas para mulheres, vale para todos que decidam seguir em diante e avante. 

Enfrentar os preconceitos presentes no mundo, seja social ou corporativo, é bastante complicado, porém, a ótica que mirar pode mudar tudo. Muitas vezes nos colocamos na posição de vítima e pior, facilmente gostamos dela, o que em nada resultará além de um estado emocional deficitário. Eu prefiro encarar o preconceito como uma oportunidade de lutar para mostrar que estão errados.

Na verdade, não faz parte da minha personalidade encarar a vida como uma grande luta, e tampouco estou para falar aqui para julgar o comportamento de alguém, mas por experiência entendo que a vida é um ser diário.

Assumir desafios, sofrer, ser feliz, experimentar algo novo, são escolhas, por isso reflito todos os dias sobre os desafios para hoje. E não estou aqui para motivar ninguém a ser algo ou a desertar o que é certo ou errado, por isso o ser HOJE é para mim um mantra, afinal me custou a saúde viver para ser quem queriam que eu fosse ou quem achava precisar ser.

Diagnosticada com transtorno de ansiedade em 2019, com muita terapia e força de vontade pude rever e entender muitas coisas na minha vida profissional e também pessoal.

As mulheres essencialmente são emocionais, e na verdade quando iniciei minha trajetória profissional escutei muito que precisaria ser racional o que na verdade não sei se hoje ouviria o conselho como ouvi tempos atrás. Diria que sim precisamos exercitar mais aquilo que não somos tão boas, mas sem perder nossa essência.

No mundo corporativo faz bem um pouco de emoção. Afinal o equilíbrio entre razão e emoção é o que motiva a busca por coach corporativos principalmente para cargos de liderança. Por isso ser mulher para mim é ser completa. Em todos os âmbitos.

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia brasileira poderia aumentar até 382 bilhões de reais se incluísse mais mulheres no mercado. Então que me perdoem os homens: o futuro é feminino!

As mulheres possuem pelo menos 5 habilidades que são absolutamente relevantes para o mercado de trabalho. Antes mesmo de irmos buscar nosso espaço no mundo dos negócios já éramos multitarefas, ou seja, temos a incrível capacidade de coordenar casa, filhos, marido, trabalho, escola e muito mais, ao mesmo tempo.

Somos também absolutamente resilientes e flexíveis nos moldando às adversidades e nos adaptando a cenários adversos.

Além de claro, ter um comprometimento notável na dedicação e afinco a qualquer que seja a missão com uma dose de criatividade, outra característica bem presente no universo feminino, afinal somos mestres em criar soluções e novas alternativas para gerenciar todas as demandas que nos são impostas. Por isso cada vez mais mulheres têm ocupado cargos importantes e de decisões nas empresas.

Porém, mesmo com os direitos já conquistados pela mulher no mercado de trabalho, ainda há muitos desafios pela frente. Dados do IBGE de 2019 apontam que 65% da mão de obra geral do mercado é masculina e que as trabalhadoras brasileiras, mesmo quando têm ensino superior e exercem a mesma função de um homem, podem ganhar até 20% a menos que eles. 

Contudo, se tempos atrás eram atribuídos a nós mulheres somente os trabalhos domésticos ou de cuidados, como enfermeiras, costureiras, professoras ou cozinheiras, hoje as coisas são bem diferentes. 

Estamos na política, na engenharia, na ciência e na tecnologia. São protagonistas do próprio negócio, empreendedoras, juízas e doutoras. 

Estão por toda parte e o céu é o limite!

Porém com isso tudo muitas vezes estamos experimentando uma jornada dupla, tripla… e seguramente muitas vezes estamos sobrecarregadas, mas derrotadas jamais!

Recentemente fui convidada a escrever uma autobiografia sobre os desafios da maternidade com a carreira. Dentre tudo, o que posso dizer é que é possível ser tudo que quiser se mantiver equilíbrio. Tarefa muito difícil, mas não impossível. Pensando nisso, mencionei que a vida é um SER diário, cabe tudo desde que entenda seus limites, concentre sua energia no que quer, deseja e necessita ser. Estabeleça suas regras, preserve sua saúde e por fim como eu disse, eu nunca se intimide, afinal lugar de mulher mesmo é: 

ONDE ELA QUISER!

O meu, é ser mulher, empresária, mãe, gestora e também lavar, passar, cozinhar, amar e ser amada, tudo junto, e às vezes ao mesmo tempo, me valorizando sempre, errando e acertando e tudo bem para mim.

Feliz mês, feliz vida a você Mulher e a você que vive neste mundo que é lindamente perfumado por nós.

“Tu mereces o melhor porque és uma dessas poucas pessoas que nesse mísero mundo seguem sendo honestas consigo mesma e és a única coisa que realmente importa” (Frida Kahlo).

Compartilhe

Diretora comercial e marketing do Grupo Linear

Leia também

Receba notícias no seu e-mail