Uma gestora especializada em investimentos em tecnologia. É dessa maneira que a Catarina Capital, de Florianópolis, se posiciona.
Pioneira no Brasil ao conciliar técnicas de venture capital para selecionar investimentos em ações de tecnologia em bolsas globais, a empresa foi uma das casas com maior crescimento de patrimônio líquido no ano passado e obteve, com o fundo de ações Newton Tech, o melhor resultado de gestão ativa para ações globais de tecnologia para investidores brasileiros.
A gestora foi fundada por Thiago Lobão e José Augusto Albino, empreendedores com ampla experiência, ex-sócios de casas tradicionais como SP Ventures e CRP, respectivamente.
O conjunto de sócios da gestora inclui nomes conhecidos no mercado financeiro tradicional, como Alexandre Constantini (ex-VP Morgan Staley) e Natan Epstein (ex-JP Morgan e Aqva), além de referências no mercado catarinense como Adonay Freitas, Raul Daitx e Renata Buss.
A Catarina Capital também atua em gestão de patrimônio, com o braço dedicado a Tech Wealth, um serviço de estruturação e operação de fundos exclusivos dedicados à gestão de investimentos diversificados em tecnologia.
Na frente de venture capital, o Fundo Primus I é dedicado essencialmente para empresas de base tecnológica na região Sul do Brasil e em estágio inicial de crescimento.
A frente de advisory também obtém repercussão com uma nova proposta de trabalho no mercado brasileiro: o Programa Secundus, que facilita a compra e venda de ações de empresas de tecnologia ainda não-listadas em Bolsa (mercado secundário).
PRÓXIMOS PASSOS
Para este ano, a Catarina Capital projeta forte crescimento em todas as suas áreas de negócio. Para acompanhar a fase de expansão, com novos produtos e serviços financeiros, há perspectivas de crescimento do time no curto prazo, suprir demandas da parte comercial e de relação com investidores, assim como ampliar o suporte a iniciativas de impacto apoiadas pela gestora nas áreas de economia criativa e educação.