Siga nas redes sociais

Search

Empresa lança aplicativo gratuito que substitui cupom impresso pelo digital

Foto: divulgação.

A solução envolve praticidade, conscientização e preservação ambiental. No caixa do supermercado, o consumidor segue com poder de escolha: cupom impresso ou digital? Quem escolher o digital, em instantes, receberá o documento fiscal na tela do celular.

Uma pequena mudança de hábito que pode salvar milhões de árvores e diminuir o risco de contaminação por químicos presentes no papel térmico.

Só no Brasil são impressos mais de 20 bilhões de cupons por ano. Para atender esta demanda, são necessárias mais de 400 mil árvores, 35 bilhões de litros de água e 35 mil barris de petróleo, que resultam na emissão de 38 mil toneladas de CO² na atmosfera.

A impressão dos cupons não usa tinta. O próprio papel é revestido de bisfenol A (BPA), uma substância química que muda de cor quando exposta ao calor. Parece algo comum e inofensivo, mas o BPA apresenta riscos preocupantes ao meio ambiente e a saúde humana, o que impede sua reciclagem.

O App Cupom Verde, criado em São Miguel do Oeste, está disponível de graça tanto para o varejista quanto para o consumidor final.

O lojista tem apenas que entrar em contato com o fornecedor do seu software de gestão para fazer as atualizações necessárias no PDV. Já o consumidor precisa baixar o aplicativo e fazer o cadastro.

De acordo com Gabriel Junqueira, CEO da Cupom Verde, a meta é chegar ao final do ano com 10 mil estabelecimentos parceiros:

“A longo prazo, o foco da empresa é fazer com que em 50% das vendas seja emitido o Cupom Verde. Imagina os benefícios de reduzir pela metade os cupons impressos”.

Dávisson Marcelo, diretor operacional de uma software house que já se integrou ao projeto está entusiasmado com a solução:

“Cada vez mais supermercados estão se engajando ao projeto e na ponta, no caixa, a maioria dos clientes consultados tem aceito substituir o cupom de papel pelo digital”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail