Siga nas redes sociais

Search

Com treinamento da Contego Security, Unimed de São Bento dá mais um passo para adequação à LGPD

Foto: Pixabay.

Mudar a ideia de que todos os problemas da violação de dados podem ser resolvidos apenas com antivírus e softwares. Essa é uma das missões da Contego Security. E como ela faz isso? Através de treinamentos e conscientização. 

Mas seu papel vai muito além disso, ela oferece um leque de soluções e serviços especializados para garantir a segurança dos dados de empresas de todos os segmentos e portes. 

Serviços e consultorias que vão desde a implementação e adequação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), até a prevenção, monitoramento e gerenciamento da segurança do seu ambiente.

É vital que nos dias de hoje as empresas coloquem a cibersegurança como ponto estratégico e central de suas operações e processos. Se você visa a saúde dos negócios, não pode de maneira alguma negligenciar ou adiar essa prática. Toda empresa, seja pequena ou grande, B2B ou B2C, precisa proteger seus dados.

Em 2020, a digitalização teve destaque, o que atraiu a atenção dos cibercriminosos. O Relatório de Inteligência de Ameaças Globais mostrou que os ataques aumentaram 300% durante a pandemia. Os ataques são dos mais variados, e podem levar empresas a ter grandes prejuízos, tanto financeiros, quanto de confiança de mercado. 

PRINCIPAIS PREJUÍZOS

EXPOSIÇÃO DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS: informações privadas de clientes, parceiros e colaboradores, ganhos financeiros da empresa, projetos que ainda estão em fase de criação ou desenvolvimento. 

EXTORSÃO E CHANTAGEM: por meio de um programa perverso, o cibercriminoso bloqueia o acesso aos dispositivos e às informações dos aparelhos infectados. Dessa forma, os golpistas chantageiam e extorquem a vítima a pagar um resgate financeiro, para assim devolver o acesso aos dados.

PROBLEMAS NO TRABALHO: esses vazamentos afetam muito mais do que apenas as empresas, afetam a carreira dos envolvidos. Os impactos profissionais podem ser desde demissões até problemas posteriores ao ocorrido, pois o histórico de um colaborador à frente de um departamento que não previu ou inibiu um vazamento de dados, pode complicar sua jornada na busca por uma recolocação no mercado.

CONSCIENTIZAR COLABORADORES É FUNDAMENTAL

Quando os colaboradores de uma empresa estão inteirados da segurança cibernética e o resultado que um ataque tem sobre os negócios, eles passam a entender o que é necessário fazer para reduzir os riscos e buscam colaborar ainda mais para que o processo de proteção seja mais efetivo.

A conscientização é um dos fundamentos da segurança, que tem como objetivo garantir que os colaboradores utilizem as tecnologias, os sistemas, a rede e o espaço com segurança da forma correta e eficaz.  

No programa de treinamento devem se complementar a forma como as pessoas trabalham, sem impor regras que prejudiquem a habilidade da equipe de realizar sua rotina.  

Tudo isso deve ser feito com certa periodicidade pois sabe-se que o ser humano é o elo mais fraco da corrente de proteção contra o cibercrime. Pois ao contrário de um sistema, de um software, ele pode se enganar e cometer erros.

Ao menos 85% das violações de dados ocorridas em 2020 envolveram uma interação humana. Essa conclusão é do 2021 Data Breach Investigations Report, da Verizon.

Pensando no quanto é importante incluir os colaboradores nas campanhas de conscientização, muitas companhias já vêm se antecipando a esses problemas, treinando suas equipes. Pois somente o investimento em ferramentas de proteção de dados não é mais o suficiente, tendo em vista que as ameaças aumentaram muito em finalidade, requinte e estratégia. 

Visando apoiar e contribuir o para a efetividade da LGPD dentro das corporações, em um de seus serviços, o Treinamento de Segurança para Usuário Final, a Contego Security, de Joinville, reuniu a equipe da Unimed de São Bento do Sul, para apresentar ferramentas que detectam ameaças, formas e mecanismos que dificultam a entrada de possíveis invasores, além disso também foram apresentados exemplos de e-mails e sites fraudulentos. 

Um treinamento rápido e objetivo, feito de maneira didática para que todos possam tranquilamente pôr em prática na sua rotina. O objetivo é que todos possam contribuir para a proteção da empresa como um todo.

Para maiores informações sobre soluções e serviços oferecidos pela Contego Security, acesse o site clicando aqui

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail