Engajado na missão de diminuir os índices de desigualdade social e transformar a vida de jovens da periferia através da educação tecnológica. Esse é o papel do Prototipando a Quebrada (PAQ), um hub de impacto social da Grande Florianópolis.
Com mais de 200 educandos já atendidos e mais de 540 famílias impactadas, a ONG está lançando um curso virtual gratuito de Introdução e Mercado de Trabalho de Tecnologia, em seu canal no Youtube e na plataforma do AprendiZAP. São 12 vídeos com cerca de 72 horas no total.
“Como este ano estamos vivendo a implementação do novo ensino médio, a área de tecnologia entrou no AprendiZAP como uma das nossas propostas de itinerários formativos. A parceria com o PAQ foi um processo de muita sinergia e de troca, ainda mais porque o projeto já possui a experiência em trabalhar a tecnologia com estudantes de escolas públicas. Ficou um material bem bacana e acessível”, destaca Bianca Silva, professora e integrante do time de conteúdo da AprendiZAP.
Beatriz Cristiane Soares, de 16 anos, conta que teve sua vida transformada pelo projeto:
“O PAQ foi guia na minha vida, a mudança durante a imersão foi percebida até pela minha família. Hoje faço curso e tenho meu trabalho”.
Um talento identificado nas últimas turmas do PAQ ingressou na equipe como estagiário, participando ativamente na produção dos vídeos do curso.
Sílvio Junior, de 17 anos, conta que este foi o primeiro grande projeto em que trabalhou de fato:
“Ainda estou em fase de desenvolvimento profissional, mas já sei muito sobre a parte técnica como iluminação, equipamentos, enquadramento, luz, edição, e a encontrar a parte audiovisual ideal para o curso. Vem sendo um aprendizado muito grande”.
O curso foi desenvolvido pelo projeto Prototipando a Quebrada mas viabilizado por cinco apoiadores fundamentais: Cooperativa de Crédito Únilos, Fundação 1Bi, AprendiZAP, Inaitec e Impact Hub.
O curso começa a partir do dia 29 de abril no YouTube clicando aqui.