Siga nas redes sociais

Search

Quando foi que nos esquecemos de consultar a bússola?

Foto: sumire8/AdobeStock

Como profissional de marketing, tenho a oportunidade de ter contato com muitos outros profissionais que admiro, clientes e pessoas relevantes do mercado.

Muitas vezes estamos tão preocupados com as atualizações de algoritmo, as métricas de campanha, se a empresa ganhou ou perder market share que é fácil se distrair do que é essencial. Faço aqui o mea culpa de me incluir neste grupo.

É como se caminhássemos tanto, somente indo adiante, num esforço de olhar o mercado, até que cruzemos uma fronteira enevoada e distante do motivo genuíno do trabalho do marketing: atender a necessidade do cliente, com lucro, e no longo prazo.

Essa é a definição clássica de marketing, de acordo com aquele que é considerado o pai do marketing, Philip Kotler.

Esse é o fundamento, seja em aplicação meio digital ou offline. Eu mesma precisei me lembrar desta definição inúmeras vezes para balizar o meu trabalho no rumo correto. Pense comigo: a necessidade do cliente é a bússola que deveria nortear todos os negócios.

Com bots, hacks, o meio caótico que a internet, com redes sociais, ferramentas, urgências, a dificuldade cada vez maior de chamar a atenção do consumidor, foi-se esquecendo-se de um elemento fundamental: a necessidade do cliente.

Fala-se tanto em solução no mercado, mas parece que o próprio mercado desaprendeu que que só existe uma solução, se existe um problema a ser solucionado. E onde a oportunidade mora onde os problemas estão.

Então, o objetivo do marketing não é ter um Instagram super bonito, nem o maior canal do Youtube, nem o produto com a embalagem mais chamativa, nem o mais sofisticado manual de marca.

Esses são tópicos relevantes que servem ao marketing, mas não podem distrair do que é essencial. É “somente” atender a necessidade do cliente, com lucro, no longo prazo. Quando foi que nos esquecemos desta verdade fundamental, em função da internet?

A boa notícia, é que marketing é um círculo virtuoso: enquanto houver necessidade do cliente, haverá sustentabilidade do negócio (o lucro e o relacionamento de longo prazo). Basta lembrar de consultar a bússola.

Compartilhe

Fundadora da Vino Marketing Digital

Leia também

Receba notícias no seu e-mail