Siga nas redes sociais

Search

Como essa startup quer democratizar, com tecnologia, o acesso a consultas e exames

Crédito da foto: Daniel Babinski.

Um aplicativo que democratiza o acesso da população a consultas e exames. Esse foi o objetivo da SARAR, de Florianópolis. Um dos grandes diferenciais é que não há cobrança de mensalidade ou taxa para o paciente, além de todo o processo ser totalmente digital. Para saber mais como a startup funciona, conversamos com um dos sócios, Ricardo Sempre Bom. Confira no Economia SC Drops:

Como surgiu a necessidade de criar a SARAR?

Um dos sócios, o Samuel Martins, trabalhava em uma empresa do segmento de cartões de descontos e percebeu que os usuários gastavam com as mensalidades e lhes faltava dinheiro para investir nas consultas e exames. Também percebeu a dificuldade que as pessoas tinham em agendar consulta por telefone. Assim nasceu a Sarar, com o propósito de facilitar aos pacientes consultas e exames particulares com descontos.

Como a plataforma funciona na prática?

É bastante simples, basta baixar o aplicativo ou acessar o site. Em seguida, selecione a especialidade que pretende agendar, e as clínicas mais próximas aparecem por geolocalização, já com o valor da consulta. A pessoa  escolhe o melhor dia e horário para o agendamento e faz um cadastro rápido (somente nome, telefone e e-mail). O paciente será atendido através do chat, pelo funcionário da própria clínica. 

Qual o diferencial? 

Com o Sarar o usuário não paga mensalidades ou taxas e o aplicativo oferece informações que facilitam a escolha do paciente, para agendar uma consulta ou exame de maneira 100% digital, com descontos de até 70% de desconto.

Como a digitalização do setor de saúde beneficia tanto quem trabalha com o segmento, quanto quem usufrui dessas ferramentas tecnológicas? O que ainda precisa melhorar?

Quem nunca precisou ligar para várias clínicas para conseguir agendar uma consulta? Telefones ocupados ou escutar uma música na espera faz o paciente desistir e partir para outra. No atendimento digital, uma atendente consegue atender 10 pacientes ao mesmo tempo, trazendo agilidade e mais agendamentos para as clínicas e laboratórios. Clínicas recebem novos pacientes todos os dias e o usuário consegue agendar sua consulta pelo celular ou computador de onde estiver. Aplicativos como a Sarar, que facilitam a vida dos pacientes e geram valor para o mercado de saúde, só tem um ponto a melhorar: ser conhecido pela população em geral.

A tecnologia funciona mesmo no setor, principalmente nesse segmento em que a SARAR atua?

A tecnologia aproxima e facilita a comunicação entre o público que procura um atendimento médico de qualidade e as clínicas que oferecem este serviço com valores reduzidos. Os pacientes conseguem agendar um médico especialista, com a facilidade em ter todas as informações na palma da mão. Já a clínica, recebe esse paciente em um canal exclusivo (chat), ganhando novos pacientes todos os dias. O aplicativo Sarar é muito fácil e intuitivo para agendar uma consulta ou exame, e com apenas um cadastro, uma pessoa pode agendar para toda a família, muito comum para as mulheres que geralmente ficam responsáveis pela saúde de todos e têm que levar os pais, avós, filhos e esposos ao médico.

Para 2022, quais os planos da empresa?

O objetivo da Sarar para 2022 é se consolidar como o aplicativo de agendamento de consultas e exames em Santa Catarina e já confirmado a abertura da expansão na região de Ribeirão Preto (SP).

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail