A busca por uma alimentação saudável e alternativa à proteína animal cresce a cada dia, impulsionando o inovador mercado de produtos à base de alimentos vegetais.
Atenta a esse cenário, começou a funcionar na região a primeira Queijaria Vegana do Vale do Itajaí. Com produção variada de queijos e manteigas, toda fabricação é feita de forma artesanal, conforme explica uma das sócias, Cristiane Medina:
“Fazemos primeiro o leite de soja ou de amêndoas e depois acrescentamos especiarias para chegar a um produto de alta qualidade para harmonizar com queijos e bebidas”.
De acordo com a empreendedora, o queijo vegano também é muito procurado por pessoas intolerantes à lactose ou ao glúten:
“Quem experimenta compra a experiência de consumo de um queijo com tâmaras, de pimenta com hortelã ou de tomate seco com manjericão, por exemplo”.
Segundo pesquisa do Ibope, ao menos 14% da população brasileira consome somente produtos de origem vegetal, isso representa 30 milhões de brasileiros.
A Ong Mercy For Animal (MFA) mostrou que 8 a cada 10 brasileiros experimentaram produtos à base de vegetais, em substituição a carne, nos últimos 6 meses.
Os motivos para esta mudança de consumo passam pelo combate a obesidade e a doenças cardíacas, diabetes e até mesmo a depressão.
A Queijaria Vegana do Vale comercializa seus produtos todos os sábados na tradicional Feira da Fiúza Lima em Itajaí. Também atende a degustações para café da manhã, happy hour e eventos corporativos.