Siga nas redes sociais

Search

Como cobrar clientes sem perder o relacionamento positivo

Foto: tippapatt/AdobeStock

Cobrar o cliente nem sempre é uma tarefa fácil, mas saber fazer isso é fundamental para garantir o faturamento da sua empresa. A inadimplência é um problema que afeta muitos negócios, mas os pequenos são os que mais sofrem com essa questão.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, ao menos 25,2% das famílias brasileiras tiveram contas em atraso para pagar no ano passado.

Com a economia instável após 2 anos de pandemia é normal que muita gente esteja com dificuldade de cumprir com seus compromissos. E, essa situação acaba afetando muitas pessoas e também negócios. Afinal, sem receber por seus serviços e produtos fica muito difícil manter uma empresa em pé.

Apesar do cenário desfavorável, muitos atrasos de pagamentos podem acontecer por simples esquecimento ou desorganização. Por isso, saber cobrar o cliente na hora certa pode ajudar na hora de receber os valores em aberto na data correta. Faça uma cobrança por PIX.

Nesse texto você vai ver qual a melhor maneira de fazer essa cobrança de forma simples e educada.
Como cobrar cliente de maneira simples.

COMO COBRAR CLIENTES

Fazer a gestão de cobranças da sua empresa é um passo importante para manter os clientes pagando as contas em dia. Ter esse processo automatizado pode evitar a inadimplência e ainda economizar muito tempo do seu time.

Muitas empresas ainda cobram seus clientes individualmente, ligando para cada um deles quando a fatura não foi paga. Esse processo, mesmo tendo resultados, pode não ser o melhor, principalmente para quem tem equipe enxuta.

Além de tomar tempo para fazer o contato com os clientes, por ser feito após o prazo, essa forma de cobrar cliente não oferece previsibilidade de recebimento. E ainda pode gerar um atrito desnecessário com o comprador.

A boa notícia é que atualmente existem diversas formas de cobrar clientes sem precisar entrar em contato individualmente com eles. Usar um sistema de gestão de cobranças, como o da Conta Cora, é uma forma de facilitar esse processo.

5 DICAS PARA COBRAR CLIENTES SEM PREJUDICAR O RELACIONAMENTO

  • TENHA SCRIPTS DE COBRANÇA

Para facilitar ainda mais o processo é importante criar scripts de cobrança. Os scripts são roteiros que servem para orientar quem irá realizar a cobrança. Nesse roteiro é possível definir uma forma educada de falar com o cliente e adiantar algumas situações.

  • ENTENDA O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Um ponto importante que às vezes é deixado de lado é se atentar ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), que define algumas regras para as empresas realizarem as cobranças. Segundo o CDC, uma companhia pode realizar a cobrança devida, desde que cause nenhum constrangimento e nem faça ameaças ao consumidor. Também é determinado que as ligações devem ser feitas sem exageros e em horário oportunos, como o horário comercial. Estar a par dessas regras e segui-las é essencial, já que o não cumprimento pode gerar multas e até detenção.

  • USE LINGUAGEM IMPESSOAL E EDUCADA

Ao se deparar com valores não pagos pelos consumidores pode ser que você sinta uma revolta. No entanto, é importante ponderar e pensar estrategicamente na melhor maneira de lidar com isso.
Normalmente as causas para atraso e não pagamento costumam ser esquecimento ou impossibilidade. Portanto, o devedor também não deve estar se sentido na melhor posição. Por isso, é fundamental se ater a uma linguagem impessoal e educada. Trate seu consumidor com gentileza e se mostre aberto para conversar sobre o assunto e resolver a questão.

  • SAIBA QUAIS CANAIS UTILIZAR

Além de cobrar cliente educadamente, você também precisa saber por onde falar com eles. Com a internet surgiram novos canais que também podem ser usados para isso. E, para cada canal é preciso utilizar uma forma diferente de falar.

LIGAÇÃO TELEFÔNICA: essa é a maneira mais comum de realizar cobranças, mas, o ideal é deixá-la como última opção. Caso você tente contato por outros canais e não tenha sucesso, vale a pena fazer uma ligação. Na hora de falar com o consumidor use um tom de voz gentil e esteja aberto para ouvir o lado dele e propor uma solução que possa ajudá-lo.

E-MAIL: o e-mail é um canal onde você tem mais espaço para além de relembrar o valor em aberto, fornecer mais informações e ainda oferecer opções de pagamento facilitado.
A linguagem deve ser impessoal e informativa, mas sem parecer ríspida.

SMS: através de mensagens de celular é possível enviar pequenas mensagens, com linguagem direta. O ideal nesses casos é informar sobre o valor em aberto e convidar o cliente para entrar em contato.

WHATSAPP: o Whatsapp pode ser usado tanto como um SMS, como um e-mail e até como uma ligação telefônica. Isso depende de como o consumidor vai receber a mensagem. Tenha muita cautela ao entrar em contato com esse canal. Utilize a princípio como uma mensagem informativa e só desenvolva uma conversa sobre o assunto se o cliente se mostrar disponível. Lembre-se que esse é um canal que as pessoas utilizam para falar com amigos e familiares.

  • TENHA FLEXIBILIDADE

Ao ouvir o que o seu freguês tem a dizer sobre o não pagamento de uma fatura você mostra empatia e cria um canal de comunicação. ter flexibilidade para negociar pode ser o melhor jeito de receber os valores devidos. Em alguns casos pode ser que a extensão do prazo seja suficiente para receber o pagamento. Em outros, pode ser necessário oferecer descontos ou parcelar as dívidas em atraso. Estar aberto para discutir sobre os valores e propor novas formas de pagamento pode resolver a situação com mais agilidade e menos dor de cabeça.

  • USE SISTEMA DE GESTÃO DE COBRANÇA

Atualmente existem diversas opções de sistemas de gestão de cobrança. E o melhor, eles costumam estar incluídos em algumas contas digitais, como é o caso da Conta Digital da Cora, por exemplo.
Com um sistema desse tipo é possível acompanhar todas as cobranças em aberto e os valores que precisam ser pagos. Você também pode programar o envio automático de lembretes de pagamento para seus clientes. Assim é possível enviar essas mensagens antes do vencimento da fatura para evitar atrasos.
Saber como cobrar clientes é uma habilidade que pode ajudar na gestão financeira do seu negócio. Ter educação, flexibilidade e usar a tecnologia ao seu favor pode ajudar muito nessas situações.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail