Siga nas redes sociais

Search

Por que você deveria aprender espanhol?

Foto: lembergvector/AdobeStock

Com tantos professores particulares disponíveis na internet, não existem desculpas para você não aprender espanhol. Ele é o segundo idioma mais falado do mundo, ficando atrás apenas do Mandarin. Cerca de 538 milhões de pessoas ao redor do globo hablam castelhano, sendo a língua oficial de mais de 20 países.

Já no Brasil, apenas 460 mil pessoas falam o idioma hispânico. A maioria dos brasileiros prefere se garantir no portunhol, que até ajuda a dar aquela desenrolada em contextos mais informais. Agora, usá-lo no ambiente de trabalho pode não ser tão legal. E, nos piores casos, causar mal-entendidos.
Logo, aprender espanhol pode ser um grande diferencial no seu currículo

De acordo com o Índice de Confiança, estudo realizado pela empresa especializada em recrutamento Robert Half, 52% consideram essencial a fluência ou, pelo menos, o conhecimento intermediário de espanhol. Especialmente por multinacionais. Então manjar a língua vai muito além de ser apenas um diferencial. É uma necessidade.

E não para por aí: quem tem fluência em espanhol pode ganhar 34% a mais. A constatação foi feita pela Catho, após entrevistar cerca de 120 mil profissionais brasileiros de diversas áreas e cargos. Além disso, muitas empresas latino-americanas têm sede no Brasil, por ter uma relevância muito grande no mundo dos negócios – somos responsáveis por um terço do PIB do continente.

Contudo, devido aos impactos econômicos consequentes da Guerra da Ucrânia, o é previsto que o crescimento econômico da região, principalmente no Brasil, seja menor esse ano.

MAIS PAÍSES E PESSOAS PARA CONHECER

Aprender espanhol também vai aumentar o leque de lugares e pessoas que você pode conhecer, porque não é todo mundo que fala inglês ou português, né? Então falar castelhano evitará perrengues linguísticos e facilitará sua conexão com a população nativa. Além disso, mostrará que você tem interesse pela cultura local.

LÍNGUA OFICIAL DE GRANDES ORGANIZAÇÕES

O espanhol é o idioma da ONU (Organização Mundial das Nações Unidas), da OMS (Organização Mundial de Saúde), da OMC (Organização Mundial do Comércio) e do Mercosul (Mercado Comum do Sul), do qual o Brasil faz parte, juntamente com a Argentina, Paraguai, Uruguai – a Venezuela está suspensa de 2017.

LITERATURA

Hoje encontramos livros traduzidos nas mais diversas línguas, mas nenhuma tradução consegue trazer a autenticidade e espontaneidade do idioma original. Afinal, a linguagem é a manifestação da cultura de um povo e carrega múltiplos significados consigo. E a literatura espanhola abraça alguns dos escritores mais importantes do mundo, que quebraram paradigmas e relataram marcos históricos.

Confira algumas das principais obras hispânicas da história. Escolha a sua favorita e tente ler no idioma original. Esse é um ótimo exercício prático, sem contar que seu vocabulário aumentará consideravelmente.

⦁ Dom Quixote – Miguel de Cervantes
⦁ A casa dos espíritos – Isabel Allende
⦁ Bodas de sangue – Federico García Lorca
⦁ Cem anos de solidão – Gabriel García Márquez
⦁ O país sob minha pele – Gioconda Belli
⦁ Vinte poemas de amor e uma canção desesperada – Pablo Neruda
⦁ Os detetives selvagens – Roberto Bolaño

FAMILIARIDADE COM PORTUGUÊS E OUTRAS LÍNGUAS DE ORIGEM LATINA

Português e espanhol são, ao mesmo tempo, línguas muito parecidas e bem divergentes. Principalmente na pronunciação de palavras. Tanto que vira e mexe algum gringo comenta que jurava que os brasileiros falavam castelano, não é mesmo?

Contudo, mesmo sendo idiomas um tanto quanto diferentes, há muitas similaridades devido a sua origem latina. Como acontece com o francês, o italiano, o catalão e o romeno. Então, além de ter maior facilidade em aprender espanhol, você também terá uma bagagem maior para estudar esses outros idiomas. Legal, né?

Bom, acho agora que você já tem vários motivos para aprender espanhol! Se você fala uma segunda língua, como o inglês, vai perceber que o seu aprendizado será muito mais intuitivo, devido à semelhança do castelhano com o portugûes. Ainda que a sua gramática tenha suas particularidades. Assim como de qualquer outra língua.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail