Siga nas redes sociais

Search

Autor de Blitzscaling fala sobre como criar empresas de valor, potencial da Ilha do Silício e o que esperar da sua palestra no Startup Summit

Foto: divulgação.

Autor do best-seller Blitzscaling, conselheiro e investidor de mais de 100 startups desde 1995. Esse é o portfólio de Chris Yeh. Formado pela Universidade de Stanford e com um MBA pela Harvard Business School, ele fará uma palestra no Startup Summit, um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Brasil, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis.

Confira a entrevista exclusiva traduzida do inglês ao Economia SC:

Para você, qual a importância do Startup Summit? 

Chris: Apesar da tecnologia ter permitido que trabalhássemos remotamente pelos últimos dois anos, nada realmente substitui os encontros presenciais. O Startup Summit vai reunir pessoas para conectar e colaborar uns com os outros. Quem sabe que tipo de iniciativas inovadoras vão surgir desse nosso tempo juntos?

O que podemos esperar da sua palestra no evento? 

Chris: Eu vou debater os princípios do Blitzscaling, com ênfase especial em como esse conceito atua na economia atual e na América Latina. Apesar dos desafios à frente, esse é um ótimo momento para lançar e construir grandes negócios.

No livro Blitzscaling, escrito com o Reid Hoffman, vocês desenvolvem um método de crescimento exponencial, que é seguido por diversas empresas de destaque no mercado. Pode explicar um pouco sobre esse método?

Chris: Blitzscaling é a estratégia ideal para empreendedores que estão tentando ganhar um mercado valioso onde o vencedor leva a maioria. Uma startup que conquista esse mercado pode gerar bilhões de dólares em valorização para seus fundadores, investidores e empregados. Para ganhar, empreendedores precisam priorizar agilidade antes de eficiência, mesmo em um cenário de incertezas. Esse risco inteligente pode permitir que uma startup alcance escalonar a frente de seus concorrentes, gerando uma vantagem competitiva sustentável que é praticamente impossível de vencer.

Em outro livro, A Aliança, também escrito em parceria com Reid Hoffman, vocês falam como recrutar, gerenciar e manter talentos na era da internet. Quais os principais pontos abordados na obra que estão em evidência hoje em dia?

Chris: A principal ideia é que a melhor forma de recrutar, gerenciar e reter talentos empreendedores é atuar como um aliado. A relação empregatícia é como uma aliança entre duas nações soberanas buscando uma meta benéfica em comum. Para o empregado, isso geralmente é uma aceleração de carreira. Para a empresa, isso costuma ser uma transformação de negócio. Desde que escrevemos o livro, suas lições só se tornaram mais relevantes. Nós vivemos em um mundo onde raramente um recém-formado espera trabalhar para a mesma empresa a vida toda, e profissionais sabem que precisam gerenciar suas próprias carreiras se quiserem o sucesso.

Com mais de 25 anos no mercado, quais são seus maiores aprendizados no mundo das startups? Para você, o que é criar um negócio de valor?

Chris: Meus três principais conselhos são: construa um time com pessoas incríveis que gostam de trabalhar juntas. Encontre um cliente que você queira ajudar. Clientes podem ser exigentes e difíceis e é bem mais fácil continuar tentando servir as necessidades deles se você quiser vê-los vencer. Por fim, faça um produto que as pessoas queiram. Se você tiver qualquer dúvida se o público quer o seu produto, eles não querem. O valor do produto deve ser óbvio para seus usuários.

Florianópolis, cidade que acontecerá o Startup Summit, é conhecida como a “Ilha do Silício”. Como as dicas do Blitzscaling podem ser aplicadas aqui? 

Chris: Bliztacling pode funcionar em qualquer lugar, desde que você consiga convencer pessoas incríveis a fazerem parte do seu time. Em um mundo onde mais e mais empresas estão priorizando o remoto, ter a oportunidade de trabalhar em uma empresa que fica em uma praia tropical paradisíaca se torna ainda mais atraente.

Acompanhe os principais conteúdos sobre o Startup Summit aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail