Siga nas redes sociais

Search

Como o guiafacil.com quer alcançar 10 milhões de acessos por mês e qual a importância da presença digital para marcas

Foto: divulgação.

Segundo dados da Hootsuite, só no Brasil, aproximadamente 160 milhões de pessoas, ou 75% da população nacional, têm acesso à internet, que dedicam, em média, mais de 10 horas diárias em navegação. Ou seja: quem não consegue posicionar sua vitrine nesta via pode perder um espaço significativo no mercado e na mente dos consumidores.

Para falar mais sobre esse tema, o Economia SC Drops conversou com Karina Klitzke, gerente comercial do guiafacil.com, antiga empresa de listas telefônicas que se reinventou e passou a atuar como elo online entre usuários e negócios. Confira abaixo:

O Guia Fácil nasceu como listas telefônicas. Hoje a realidade, por conta da tecnologia, é diferente. Quando e como foi o momento de pivotar a empresa? Hoje, qual as principais soluções que a empresa entrega para o mercado?

Karina: Começamos a pivotar a empresa no fim de 2016. No ano seguinte, apenas entregamos as últimas listas telefônicas vendidas no ano anterior. Essa definição foi tomada por uma série de questões e, a principal, foi a mudança do comportamento do consumidor. Um outro fator que foi levado em consideração na transição foi o custo de produzir e distribuir 600 mil listas telefônicas por ano. Outros desafios identificados para realizar a transição foram: processos, pessoas, alterações no produto e a migração da base de clientes ativos do impresso para um outro produto totalmente diferente (off para o on). Hoje, a nossa principal solução é o guiafacil.com, plataforma que conecta usuários com profissionais autônomos e empresas. No ano passado, a nossa média de acessos mensais foi de 6 milhões de acessos por mês, fazendo com que alcançássemos 64 milhões de acessos em 2021. Quando decidimos pivotar o negócio, tínhamos cerca de 600 mil acessos por mês.

Quais as principais vantagens de negócios marcarem presença no digital? E quem ainda não cedeu, está suscetível ao que exatamente?

Karina: Sem dúvida nenhuma a principal vantagem é ser encontrado por potenciais consumidores que querem fazer novos negócios. Geralmente, os usuários que buscam por prestadores de serviços na internet necessitam contratar um profissional especializado. Não constando no digital, outros negócios estarão ocupando o seu lugar e, captando estes clientes em potencial.

Quais as melhores práticas para quem quer estar digitalmente bem posicionado? Estar no digital é suficiente? Quais estratégias devem ser adotadas para ter um alcance maior e melhor?

Karina: Em primeiro lugar, esteja inserido dentro de uma plataforma local se você possui uma pequena ou média empresa. Grande parte das pesquisas dos usuários ocorrem localmente e, constar ali é uma oportunidade. Em segundo lugar, mantenha as informações atualizadas sempre que possível. Em terceiro lugar, cuide da reputação da sua marca. Responder comentários e ter boas avaliações são decisivas para o consumidor realizar uma compra ou não. Basta a gente visualizar o nosso próprio comportamento, é assim que fazemos.

Quais setores mais se destacam no on-line e por quê? Quais setores ainda precisam trabalhar para serem notados?

Karina: Os top 5 segmentos mais pesquisados atualmente em nossa plataforma, em todo o Brasil, são materiais de construção, oficinas mecânicas, serralherias, vidraçarias e restaurantes. Na maioria dos casos, eles acabam sendo destaque pois existe uma demanda muito grande de pesquisas para realizar a contratação destes serviços. Outra possibilidade que também acontece é que em feriados a demanda por nichos específicos também dispara de forma exponencial, como na Páscoa que teve o termo “chocolates” pesquisado 160% a mais do que na semana anterior a data, ou até mesmo como no dia das mães que impulsionou o termo “floriculturas” em 403% em relação à semana anterior.

O que podemos esperar do guiafacil.com nos próximos anos?

Karina: Estamos em busca de alguns objetivos bem audaciosos! O primeiro deles é alcançar 10 milhões de acessos por mês. Outro objetivo é incluir o nosso produto entre os 100 sites mais acessados do Brasil. São metas ousadas, porém, possíveis de serem alcançadas. No ano passado, alcançamos 64 milhões de acessos e crescemos 22% em relação ao ano anterior. Isso apenas nos mostra que é possível. Todos estes objetivos, trarão ainda mais resultados para os nossos milhares de clientes espalhados por todo o Brasil.

Confira outras entrevistas do Economia SC Drops clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail