Siga nas redes sociais

Search

Berneck consegue licenças ambientais para unidade de Lages e Curitibanos

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O governador Carlos Moisés e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Daniel Vinicius Netto, entregaram nesta semana a Licença Ambiental de Operação (LAO) para a Berneck, especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de madeira serrada de Pinus e Teca.

O documento atesta o cumprimento das exigências ambientais da indústria em Lages, que teve R$ 1,6 bilhão de investimento e deve gerar imediatamente cerca de 800 empregos. Quando a fábrica atingir a sua capacidade total de operação, aumentará a produção em quase 40%.

Já para a fábrica de Curitibanos, que já está em operação, mas pretende ampliar o parque fabril, foi entregue a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que deve dobrar a atual operação de 440 mil metros cúbicos. O projeto consiste em adquirir e implementar equipamentos de ponta na área de preparação das partículas de madeira úmida e seca, que compõe o produto MDP. Para isso, serão investidos R$ 600 milhões nos próximos dois anos. A ampliação ainda contempla a construção de um barracão de 14 mil m2 e vai gerar aproximadamente 70 empregos.

“Cumprimos todas essas etapas e comprovamos queas fábricas estão em conformidade com a legislação ambiental. A partir disso, vamos atender mais clientes no mercado nacional e aumentar as exportações”, destaca Andre Fauth, CEO da empresa.

O prefeito de Lages, Antonio Ceron, destacou que o início das operações da empresa é um marco para o município:

“Agora a fábrica já está habilitada a operar. Será muito mais emprego e renda para a população. Vai dar um impulso ainda maior em uma das riquezas que temos em Lages, que é o reflorestamento de pinos”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail