As Empresas Randon apresentaram nesta segunda-feira, dia 27 de junho, ao mercado um novo plano de investimentos em geração de energias renováveis para abastecer suas unidades industriais.
A primeira entrega no Brasil, de uma série de projetos em todo o mundo, é uma usina fotovoltaica com cerca de 2,3 mil painéis solares, que ficará instalada no Centro Tecnológico Randon, em Farroupilha (RS).
Ao todo, a companhia projeta o investimento de cerca de R$ 100 milhões até 2030 nessas iniciativas.
A planta em estruturação, que deve ser concluída até dezembro deste ano, está recebendo aportes de cerca de R$ 7,2 milhões e atenderá 100% da demanda de energia do próprio centro para os próximos 25 anos. Além disso, cerca de 30% da energia gerada também atenderá a área de expedição da Randon Implementos, localizada no complexo industrial do grupo em Caxias do Sul (RS).
“As ações visando a sustentabilidade sempre foram prioridade para a companhia. Damos um passo importante para alcançar as metas que nos comprometemos, enfrentando os desafios globais e do negócio, além de contribuir para a economia e para um mundo melhor”, salienta Sérgio L. Carvalho, CEO da empresa.
A RTS Industry, unidade da companhia focada na estruturação de projetos de robotização e automação industrial, será responsável pela entrega e desenvolvimento do modelo em outras unidades das Empresas Randon no Brasil e em outros países.
Na China, já está em execução um projeto de usina fotovoltaica que deve ficar pronto até o fim deste mês. Os painéis vão abastecer 20% da energia da unidade.
“Movimentos como esses que estamos anunciando reforçam nosso propósito e compromisso pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos, colocando em prática os princípios e estratégias construídos pelas nossas equipes ao redor do mundo”, destaca Daniel Randon, presidente das Empresas Randon e que lidera o Comitê de ESG da companhia.