Siga nas redes sociais

Search

Safra de pitaia cresce 75% em SC

Foto: juemi/Pixabay

Santa Catarina concluiu a safra de pitaia com volume estimado de mais de 1.750 tonelada comercializada, crescimento de 75% em comparação ao mesmo período anterior, que gerou um movimento econômico de cerca de R$ 7 milhões.

Mais de 90% da fruta foi produzida no Sul do estado. No total, são 236 hectares e 275 famílias envolvidas. O principal destino no mercado interno foi principalmente as regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Apesar do crescimento, o engenheiro-agrônomo Ricardo Martins, afirma que esse volume ficou abaixo das expectativas, que esperava atingir o dobro da produção da safra passada, ou seja, acima de 2 mil toneladas.

“Antecedendo a safra, em novembro e dezembro, foram as baixas temperaturas e noites frias que atrasaram e reduziram a intensidade das primeiras floradas. No meio da safra, a partir de janeiro e fevereiro, as altas temperaturas e períodos de estiagem resultaram no abortamento de flores e desidratação das plantas”, explica.

Mesmo assim, os números são bons e mostram que a pitaia é mais uma opção de diversificação e geração de renda na pequena propriedade rural, contribuindo na qualidade de vida e manutenção do pequeno produtor.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail