Siga nas redes sociais

Search

Fundador da Loft fala sobre mercado imobiliário, cultura e o que esperar da sua palestra no Startup Summit

Foto: divulgação.

Foi um dos fundadores da Printi, o principal marketplace de impressão on-line da América Latina, é um dos fundadores da Loft, que facilita a compra de apartamentos por meio de uma experiência digital e com informações verificadas, além de ser investidor-anjo com mais de 80 negócios na cartela. Apaixonado por startups e empreendedorismo, Florian Hagenbuch é o sexto entrevistado da série especial de um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Brasil, o Startup Summit, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis.

Confira a entrevista exclusiva  ao Economia SC:

Para você, qual a importância do Startup Summit?

Florian: O Startup Summit vem se consolidando como um dos principais eventos do ecossistema, e, agora que voltamos aos eventos presenciais, é bem importante ter um encontro desse tamanho, reunindo mais de 4 mil pessoas para falar sobre empreendedorismo, investimentos, tecnologia e inovação, entre outros temas. Acho uma importante oportunidade de troca, aprendizado e de negócios no ecossistema brasileiro de startups.

O que podemos esperar da sua palestra no evento?

Florian: Vou falar sobre minhas experiências como empreendedor, minha visão como investidor para quem está começando um negócio, e o que aprendemos na Loft, uma startup que cresceu em tempos de pandemia, como é a nossa cultura, como crescemos em uma velocidade acelerada e o que estamos fazendo hoje.

Nem 5 anos no mercado e um dos maiores aportes já recebidos no Brasil. Qual foi o principal insight para criar a Loft e quais os principais diferenciais da empresa? O que a Loft está resolvendo de fato no mercado?

Florian: Quando fundamos a Loft, acredito que três fatores contribuíram para o rápido crescimento da empresa: fundadores experientes, equipe muito qualificada, foco em criar processos escaláveis. Enxergamos no setor imobiliário o potencial devido ao tamanho, sendo a maior classe de ativos do mundo, tendo ainda uma falta de transparência e confiabilidade. Havia uma grande possibilidade de trabalhar, crescer e nos consolidar com melhoria para o setor através da tecnologia. E crescemos como empresa num momento de economia favorável e, com o impulsionamento que o e-commerce teve, já estávamos preparados enquanto time para atender aos novos padrões de consumo. A missão da Loft é agilizar processos burocráticos que envolvem a compra e venda de imóveis. Reduzimos as fricções que existem no setor, ajudamos com a burocracia para o cliente encontrar o que interessa de forma rápida, eficiente e com segurança: o lar ideal. Os diferenciais da Loft são: jornada digital, precificação e a única empresa do mercado que não tem anúncio duplicado. Na jornada digital, o cliente pode fazer sua compra ou sua venda de forma remota, de ponta a ponta, passando por etapas mais complexas, como assinatura de documentos, contratos e escritura de forma virtual, se a pessoa desejar dessa forma. A nossa ferramenta de precificação se baseia em transações de compra e venda disponíveis nos cartórios, dados de ITBI, por exemplo, e junta com informações públicas, dados das transações realizadas pela própria plataforma, como quantidade de vagas de garagens, altura, vista e outros. A precificação da Loft ajuda o vendedor a fechar mais rápido, e o comprador a encontrar o apartamento desejado com melhor preço.

São Paulo e Rio de Janeiro são focos da Loft desde sua fundação. Entrevistas recentes a veículos de comunicação mostram que os planos são para expandir em outros locais. Onde a Loft está atualmente e quais mercados considera promissores para os próximos passos?

Florian: Além de São Paulo capital e Rio de Janeiro, atuamos também em Belo Horizonte, Porto Alegre, Guarulhos e no ABC Paulista. Fora do Brasil, atuamos no México. Como Grupo Loft, estamos em todo o Brasil com os serviços oferecidos pela CredPago, como aluguel sem fiador e CrediHome, na originação de crédito imobiliário. No momento apropriado, os nossos próximos movimentos serão anunciados.

Você mantém no Linkedin uma “troca muito proveitosa”, como você mesmo disse na sua primeira Florian’s Reading List, com seus seguidores. Como empreendedor, qual o seu propósito com a Loft e como vê a importância dessa troca com a comunidade?

Florian: Como empreendedor, eu acredito no valor da cultura e o quanto isso é parte do que a empresa entrega para a sociedade. Na Loft, a gente investiu tempo e foco na criação dos nossos valores e da cultura quando a empresa ainda tinha poucos colaboradores e hoje cada pessoa que constrói a Loft se sente parte e compartilha dos valores e da cultura da empresa porque foi algo feito com cuidado. Isso é fundamental para que o negócio tenha robustez e para a gente alcançar os resultados esperados. Com a Florian’s Reading List, também transmito a inspiração dessa cultura que levamos para dentro da Loft e estou sempre em uma troca constante com as pessoas.

Acompanhe os principais conteúdos sobre o Startup Summit aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail