Munique e Blumenau, anfitriãs das duas maiores Oktoberfest do mundo, possuem uma conexão histórica além da imigração alemã: a cultura cervejeira.
Ligação que se tornou ainda mais forte após a nomeação de Spaten como cerveja oficial da festa na cidade, que ocorre de 5 a 23 de outubro.
O enredo dessa história será contado aos blumenauenses e seus visitantes por meio do projeto cenográfico.
Assinado pela Guru, agência de comunicação de Florianópolis, o projeto foi apresentado este mês à Secretaria de Turismo de Blumenau com um conceito que se inspira na história para traçar uma visão de futuro.
“É o lugar onde a tradição se encontra com a vanguarda. É com a autoridade e a atemporalidade de Spaten que queremos honrar suas origens e, ao mesmo tempo, brindar o novo”, explica Rafael Almeida, diretor de planejamento e criação da agência.
O projeto traduz essa intenção com temáticas para os três espaços centrais do Parque Vila Germânica: os pavilhões 1 e 3 dedicados a Munique e Blumenau, respectivamente, sendo unidos pelo Pavilhão 2, cuja decoração representa a cervejaria.
Para trazer um elemento arquitetônico visual perceptível, que fizesse uma costura identitária dessa viagem no espaço-tempo, a equipe escolheu o Enxaimel.
Essa técnica construtiva milenar, aperfeiçoada pela arquitetura alemã na Idade Média, segue em evolução, sendo também utilizada em construções contemporâneas.
No Brasil, o enxaimel está presente nas edificações coloniais, especialmente em Blumenau, e para transformar o conceito em cenografia real e palpável, o projeto mescla madeira, luzes de LED e plantas.
A utilização desses materiais seguem princípios de ecodesign, como modularidade e baixo impacto ambiental, conectando o projeto cenográfico com os objetivos de sustentabilidade do evento.