Siga nas redes sociais

Search

Projetos de sustentabilidade e saúde vencem Jornada de Empreendedorismo em Joinville

Equipe da Follow Compound. Crédito: Max Schwoelk.

A oitava edição da Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação (JEDI), chegou ao fim no último domingo, dia 26, após quatro semanas de workshops, treinamentos e mentorias em Joinville.

Entre as 19 equipes que participaram em busca da geração de novos negócios, seis tiveram os projetos totalmente aprovados e terão acesso a benefícios como pré-incubação gratuita e espaço para coworking.

Além disso, as duas vencedoras, Papp Healthtech e Follow Compound, levaram R$10 mil cada para desenvolverem suas soluções e escalarem seus negócios.

Formada por alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a primeira propõe uma solução para reduzir o tempo de espera para marcação de consultas médicas, visando evitar o problema de superlotação em emergências hospitalares.

Já a segunda se propõe a criar alternativas de destinação para o lodo da ETA, resíduo produzido durante o processo de tratamento da água de mananciais pelas companhias de saneamento básico. A ideia é que ele deixe de ser destinado a aterros sanitários industriais, como acontece hoje, e passe a ser inserido na cadeia produtiva da construção civil. 

“O JEDI foi desenvolvido com o propósito de consolidar uma nova metodologia para desenvolvimento e validação de startups. Ao longo de quase um mês, as equipes são formadas, passam pela capacitação e desenvolvimento dos projetos, seguem com a prototipagem e vão a campo validar o modelo e buscar clientes. Ao final, os resultados são consolidados e apresentados em um pitch”, explica Dionei Domingos, diretor presidente do Join.Valle, responsável pela organização do JEDI.

Além das duas equipes, outros quatro projetos tiveram seus pitchs aprovados sem ressalvas pela banca de jurados, composta por empreendedores, executivos, referências em pesquisa e desenvolvimento, representantes de aceleradoras e investidores.

Foram eles: Receba Fácil, que busca resolver o problema de indisponibilidade das pessoas para receber produtos comprados online, DLA, que tem como objetivo evitar o excesso de paradas em uma linha de produção por paradas nos equipamentos, Starports, projeto do Porto de Itapoá para solucionar a gestão da movimentação de carga em terminais portuários, e TrackMeal, que foca no desperdício de alimentos na indústria de refeições coletivas.

Criada em 2019, a jornada já teve mais de 500 participantes e 70 mentores, ajudando a formar mais de 30 startups em Joinville. A próxima edição está prevista para acontecer entre setembro e outubro.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail