Siga nas redes sociais

Search

SC é responsável por 90% das exportações de barcos brasileiros

Foto: divulgação.

No ano passado, Santa Catarina se consolidou como maior polo náutico brasileiro e foi responsável por 90% das exportações de barcos brasileiros.

No total, o país exportou mais de 16,6 milhões de dólares de janeiro a dezembro do ano passado. Este ano, até o mês de maio, foram exportados 7,8 milhões de dólares, o que representa um crescimento de quase 50%, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

De 7 a 10 de julho, os principais estaleiros nacionais e internacionais estarão reunidos em Itajaí, para participar do maior evento náutico do sul do país, o Salão Náutico Marina Itajaí.

“Os principais estaleiros do país estão sediados em Itajaí e vários fatores contribuíram para a cidade se tornar referência no setor. Mão de obra qualificada e incentivos fiscais, estão entre os fatores que atraíram estaleiros de outros estados e até de outros países a instalarem seus parques fabris aqui. Outro fator é a facilidade de escoamento da produção. No caso dos estaleiros itajaienses, eles têm fácil acesso aos portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá”, comenta Jonas Pelegrini, CEO da BR Partners, empresa especializada em exportações de barcos.

Entre os principais países de destino dos barcos catarinenses, o Estados Unidos está no topo da lista, sendo responsável por quase 60% das exportações feitas no último ano.

No total, mais de 9,8 milhões de barcos foram vendidos para os americanos. Na sequência, três países também aparecem como principais compradores: Paraguai, Austrália e França.

“Durante as primeiras quatro edições do Salão Náutico Marina Itajaí, ao todo, foram gerados mais de R$ 200 milhões de negócios e um público de cerca de 40 mil visitantes. Isso demonstra a força da náutica contribuindo para o desenvolvimento da economia local e nacional. Após dois anos que não foi possível a viabilização do evento, por conta da pandemia, retomamos a feira e temos certeza que será um sucesso”, afirma Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí e realizador do evento.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail