Siga nas redes sociais

Search

Marcelo Amorim fala sobre novas investidas, pitch ideal e o que esperar da sua palestra no Startup Summit

Foto: divulgação.

Sócio da Invisto, maior hub de venture capital do Sul do país, investidor anjo e membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Além disso, também atua como conselheiro independente da Dígitro Tecnologia S/A, AQTech e Anjos do Brasil e é co-autor do livro Empreendedorismo Inovador.

Marcelo Amorim é mais um entrevistado da série especial de um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Brasil, o Startup Summit, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis.

Confira a entrevista exclusiva  ao Economia SC:

Para você, qual a importância do Startup Summit? (até 5 linhas)

Marcelo: Atualmente é o maior evento de empreendedorismo do Sul do Brasil e representa, de forma ampla e abrangente, todo o trabalho desenvolvido há mais de 10 anos com o programa Startup SC. Sua realização após este período de pandemia demonstra a capacidade e potencial da região Sul e em especial do ecossistema de Santa Catarina.

O que podemos esperar da sua palestra no evento?

Marcelo: O propósito é procurar oferecer uma visão dos principais motivos de sucesso do ecossistema de Santa Catarina na visão de um investidor e como este processo pode ainda contribuir para manter o destaque do estado no cenário nacional e internacional.

Pesquisas recentes, como a da Distrito, mostram uma quebra no número de aportes feitos neste ano. Como a Invisto avalia esse momento no Brasil?

Marcelo: Estamos sentindo os efeitos de uma “acomodação” nos volumes de investimentos de venture capital em todo mundo. As mudanças macroeconômicas nas taxas de juros e inflação tiveram efeito em todos os ativos e em especial nos investimentos de venture capital. Na Invisto nossa estratégia é de longo prazo e continuamos procurando grandes empreendedores e grandes projetos para sermos parceiros de longo prazo. 

Qual o balanço do primeiro semestre da Invisto?

Marcelo: Sem falsa modéstia, só consigo classificá-lo de excelente. Conseguimos avançar para finalizar nossa captação do terceiro fundo de R$ 100 milhões ao mesmo tempo que fizemos mais 2 investimentos super promissores na Darwin Seguros e Ottimizza. Juntos com os investimentos da Pulses e Cashway feitos no ano passado, formam agora as 4 primeiras empresas do portfólio de nosso terceiro fundo que já apresenta uma valorização muito expressiva.

Quais os principais critérios para considerar uma tese em um bom investimento? Qual o pitch ideal?

Marcelo: Cada investidor tem seus critérios e cada estágio de investimento tem critérios mais importantes ou menos importantes. Em nosso caso, que ficamos nos estágios Seed e Séire A, os critérios mais importantes são: perfil dos empreendedores, problema que a startup se propõe a resolver, tamanho de mercado, estágio da solução, entre outros. Em nossa visão o pitch ideal deve ser uma combinação de paixão e visão com foco em problemas reais em mercado que permitem alta escalabilidade.

Quais são as principais dicas para quem busca um investidor de venture capital?

Marcelo: Resiliência talvez seja a dica mais adequada. Em geral, o processo de captação de investimento é longo e demorado. Provavelmente o empreendedor vai receber muitos não ou talvez. É importante ter bastante confiança naquilo que você acredita e suportar seu projeto com dados e informações que mostre que a sua visão é executável e que vale a pena executá-la.

Acompanhe os principais conteúdos sobre o Startup Summit aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail