Os dados internacionais do turismo chegam a uma conclusão: o crescimento é nítido, porém sem ainda retornar aos níveis pré-pandemia.
De acordo com ao Organização Mundial do Turismo (OMT), os números do setor aumentaram em 130% em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado.
Porém, o cenário reforça a necessidade de empenho desta cadeia produtiva espalhada mundo afora, que a cada dia se torna mais unida, entre vários países.
E esta tendência se reflete no turismo catarinense, que a cada dia persegue novas parcerias junto aos players de fora do Brasil.
Um exemplo é a Semana da Cerveja Brasileira, marcada para março de 2023, em Blumenau, congregando o Festival, a Feira, o Concurso, o Congresso Internacional e a Comenda da Cerveja Brasileira.
Principalmente no que se refere ao Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), já estão previstas parcerias com os eventos semelhantes mais representativos da Europa, o European Beer Star, o Barcelona Beer Challenge (Espanha) e o Brussels Beer Challenge (Bélgica).
Este trabalho de relacionamento e procura por parcerias, estabelecidos em missões europeias junto aos líderes do Velho Mundo da cadeia produtiva cervejeira, certamente servirá para tornar o Vale Europeu de Santa Catarina um atrativo ainda maior.
Neste ano, a presença prossegue mais reforçada, com missões a mais países, de outros continentes. A coroação deverá ser em 2024, quando ocorrerá em Blumenau a primeira edição do Brazilian International Beer Awards (BBA), que, além de cervejarias nacionais, também contará com empresas do exterior na premiação.
São iniciativas assim que mostram a força do nosso turismo, o empenho de nossa gente e também os resultados positivos, que não tardarão a chegar.