Siga nas redes sociais

Search

Marcos Arante fala sobre frutos após venda para o Grupo Boticário, planos e o que esperar da sua palestra no Startup Summit

Foto: divulgação.

Engenheiro, cientista da computação, empresário, executivo e entusiasta de tecnologia e inovação aplicada. Construiu uma carreira eclética atuando como executivo e empresário em diferentes segmentos e, em 2019, fundou a Equilibrium, uma logtech vendida para o Grupo Boticário no ano passado. Atualmente, como executivo do Grupo Boticário e investidor, Marcos Arante é mais um entrevistado da série especial de um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Brasil, o Startup Summit, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis.

Confira a entrevista exclusiva abaixo:

Para você, qual a importância do Startup Summit?

Marcos: Eventos como esse são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação empreendedora, antenada com o futuro da humanidade. Acredito que marca a história e evolução de um importante ecossistema de inovação e de todas as pessoas que acreditam que compartilhar conhecimento é melhor do que guardar.

O que podemos esperar da sua palestra no evento?

Marcos: Um momento nostálgico com as lamentações tradicionais de como é empreender no ramo de tecnologia no nosso país e a jornada da Equilibrium do Zero ao Exit. Eu diria que uma visão prática e otimista das oportunidades que temos com a transformação digital e o que podemos gerar de valor para a sociedade com tecnologia. 

Vocês chamam a Equilibrium de uma plataforma de orquestração logística. Qual foi o insight para criar o negócio?

Marcos: Eu e o Fábio, meu sócio, criamos a Equilibrium para empreender no universo de tecnologia. No momento zero não sabíamos exatamente qual área deveríamos focar, fizemos o tradicional brainstorm para identificar oportunidades de negócio e cruzar com nossas competências e experiências. Eu já tinha empreendido e trabalhado bastante com logística, tecnologia, inovação, o Fábio já tinha criado mais de uma empresa de tecnologia. Visualizamos que o mercado de logística ainda não tinha passado por uma transformação digital completa. Percebemos que os atores envolvidos numa cadeia de valor, tanto quem consome serviços logísticos, quanto quem fornece serviços logísticos, precisavam ser orquestrados digitalmente para gerar a melhor experiência e o custo mais otimizado, e que isso é um negócio que envolve bilhões. Se a venda envolve algo físico, de alguma forma tem logística no meio.

Em fevereiro, vocês anunciaram que foram adquiridos pelo Grupo Boticário. Que frutos essa parceria já rendeu?

Marcos: Muito boa pergunta, nenhuma empresa compra uma startup se não for para gerar valor ou alavancar o valor existente. Estamos ainda aterrisando no Grupo Boticário e um M&A envolve vários trâmites administrativos que exigem bastante do time e dos founders, mas em pouco tempo já colocamos nossa tecnologia para funcionar no marketplace do grupo, o Beleza na Web, melhoramos índices de atendimento e custo de frete. Acredito que o principal fruto dessa primeira etapa é estarmos com todo time Equilibrium totalmente integrados, feliz e embarcado nos próximos capítulos da nossa jornada.

A pandemia ascendeu uma luz para o setor de logística. Como esse momento impactou a Equilibrium?

Marcos: Definitivamente a pandemia levantou vários pontos de atenção para nossa sociedade como um todo. Despertou em todos a importância de um sistema de assistência e resposta a crise em todos os níveis local e global, e todo poder que já dispomos com as tecnologias existentes para fazer frente a crises. Passamos a utilizar os recursos tecnológicos com maior intensidade e isso fez com que mudássemos hábitos que talvez levariam décadas para serem incorporados na sociedade (exemplo clássico é o próprio home office). O mercado todo passou a exigir soluções logísticas mais sofisticadas, integradas ao comércio eletrônico. Nós da Equilibrium sempre acreditamos na digitalização e simplificação da logística através da tecnologia, diria que a Pandemia nos impôs problemas e restrições que precisavam ser resolvidos rapidamente o que de certa forma também nos desafiou a acelerar as soluções da empresa.

Quais os planos para este e o próximo ano?

Marcos: Foco total na experiência do consumidor, embarcamos numa nova espiral virtuosa de criar o melhor e maior ecossistema de beleza do planeta. Esse é nosso plano!

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail