Siga nas redes sociais

Search

Conta Azul implementa função para emissão de nota fiscal de importação

Foto: divulgação.

Nos últimos anos, os empreendedores têm enfrentado diversos desafios: pandemia, crise econômica e inflação. Para sobreviver à instabilidade, foi preciso muita criatividade e inovação.

Uma delas é a emissão da nota fiscal de importação, um documento obrigatório e emitido após a chegada do produto no país.

É essa nota que autoriza a entrada das compras no estoque da empresa para que os itens possam ser vendidos de forma legal.

Pensando em facilitar ainda mais a vida do empreendedor, a Conta Azul, ERP que oferece um software de gestão financeira para empreendedores e empresas contábeis, acaba de liberar uma nova funcionalidade para seus  usuários.

Além de organizar toda a saúde financeira do negócio, a plataforma agora permite a emissão da nota fiscal de importação.

Nela, o cliente pode adicionar todas as informações da nota, como impostos, seguro e frete, e ter o cálculo final da nota de forma automática. 

“Com o lançamento da NF de importação, nossos clientes não vão mais precisar de nenhum controle ou sistema paralelo. Tudo passa a funcionar de forma integrada, rápida e simples. Todas as informações são adicionadas para emissão da nota, os impostos são calculados e destacados automaticamente, incluindo seguro e frete das mercadorias, economizando tempo e garantindo a consistência das informações, sem os erros de um processo manual. Depois de emitido a nota também é possível gerar a compra, movimentando as quantidades de estoque automaticamente, gerando os lançamentos financeiros e os dados fiscais e contábeis para o contador em tempo real”, explica Neto Rodrigues, diretor de engenharia da Conta Azul.

A não emissão deste documento representa sonegação fiscal, enquadrando-se como crime, inclusive com sérias consequências penais. No caso de contribuintes que realizam a denúncia espontânea e comunicam ao fisco, o valor da multa pode chegar a 20% sobre o valor fraudulento, acrescido de juros moratórios. Caso o equívoco seja constatado pela própria autoridade de fiscalização, a multa sobe para até 75% do valor sonegado, também acompanhados de juros.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail