Supply Chain: gestão de contratos eficiente é essencial para evitar perdas e atrasos 

A conjuntura mundial e nacional tem trazido muitos desafios para as empresas se manterem competitivas, em um cenário de alta de diversas matérias-primas, com muitos setores sendo impactados em suas cadeias produtivas por eventos como a pandemia e a guerra na Ucrânia.

Mais do que nunca, um supply chain eficiente pode ser vital para que a empresa se mantenha no mercado, e uma maneira de ganhar eficiência na administração da cadeia de suprimentos é com a otimização da gestão de contratos.

Os contratos estão presentes em toda a cadeia de suprimentos: desde a compra de insumos, passando pelo armazenamento e transporte, gerenciamento interno e a venda e distribuição.

Uma falha em um desses contratos, como um vencimento não verificado ou o não cumprimento de um acordo, pode trazer perdas para as empresas, ou até desabastecimento e falta de produtos na ponta. 

O uso de tecnologia pode aportar em ganhos com eficiência e agilidade no processo de abastecimento. A implementação de um software CLM (Contract Lifecycle Management) em nuvem permite automatizar a gestão de contratos, para administrar os acordos de negócios de maneira centralizada e digital, minimizando riscos e perdas durante todo o ciclo de vida dos contratos, desde a sua criação, passando pela assinatura e execução, até a renovação ou rescisão.

Segundo a World Commerce & Contracting (WorldCC), administrar contratos manualmente pode resultar em perdas anuais de até 9,15% para as empresas, devido à gestão contratual ineficiente. 

De acordo com José Manuel Jiménez, CEO e fundador da Webdox CLM, startup que atua com software de gestão de contratos, automatizar o processo contratual pode trazer importantes vantagens competitivas para as organizações. Afinal, os contratos são o coração dos negócios e ferramenta essencial para todos os departamentos, incluindo o jurídico, comercial, de compras, recursos humanos, e outros. 

“As organizações que querem se manter competitivas devem priorizar a transformação digital em todos os setores, inclusive o de gestão de contratos e acordos. Esse segmento tem crescido exponencialmente. Um levantamento do IMARC Group aponta que o mercado global de software de gestão de contratos, que era de US$ 1,7 bilhão em 2021, deve dobrar de faturamento até 2027, chegando a US$ 3,3 bilhões”, aponta. 

A automatização e gestão digital dos contratos traz transparência e rapidez a todo o processo, uma vez que os colaboradores e áreas envolvidas podem ver o status de cada contrato e, inclusive, criar alertas automatizados para acompanhar datas de vencimento, renovações, pagamentos e outros marcos importantes.

Com esse acompanhamento simples e acessível, é possível ter maior controle de obrigações e identificar os não cumprimentos, e, assim, tomar as providências necessárias com mais rapidez, evitando atrasos. 

“Soluções CLM permitem que as companhias tenham maior agilidade, qualidade, cumprimento e controle contratual com recursos como workflows que aceleram a comunicação entre áreas, assinatura eletrônica, modelos de contratos padronizados e armazenamento digital centralizado. Além de integrações com outras plataformas, rastreabilidade e visibilidade para análise de insights referentes a rendimentos, desempenho, tempos de resposta, entre outros”, explica.

Cintia Oliveira, gerente de vendas da Webdox CLM no Brasil, indica que uma grande necessidade dentro das empresas no mercado brasileiro é poder controlar todo o ciclo de vida dos contratos em uma única plataforma. Ainda que a assinatura eletrônica seja bastante usada atualmente, o grande desafio é integrar o processo de assinatura dentro da gestão digital do ciclo de vida do contrato.

Com isso, ela detalha que o software Webdox CLM faz a gestão de todas as etapas do processo contratual, desde a solicitação, geração e negociação da minuta, automatização dos fluxos de aprovação, assinatura eletrônica, controle de vigências, repositório digital centralizado e gestão consolidada através de relatórios automatizados.

“Entre os recursos que a plataforma disponibiliza está a integração nativa da assinatura eletrônica simples, e também a possibilidade de integrar assinatura eletrônica avançada, algo inovador no mercado brasileiro. Com isso, a Webdox CLM oferece uma solução flexível e com foco na experiência do usuário”, conclui.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais