Siga nas redes sociais

Search

Edson Mackeenzy fala sobre o pitch perfeito e o que esperar da sua palestra no Startup Summit

Foto: divulgação.

Ele começou a carreira em 1994 como radialista no Rio de Janeiro, abriu sua primeira empresa aos 19 anos. Em 2004, fundou e foi CEO da primeira plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, o Videolog.tv. Hoje, Edson Mackeenzy atua como diretor de investimento na TheVentureCity, e é mais um entrevistado da série especial de um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Brasil, o Startup Summit, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis.

Para você, qual a importância do Startup Summit?

Edson: Um dos segredos do sucesso de hubs de inovação globais como o Vale do Silício é a densidade. O Startup summit é a oportunidade que o mercado tem de se encontrar, compartilhar aprendizados e fazer correções de curso para atingir seus objetivos. 

O que podemos esperar da sua palestra no evento?

Edson: Assim como no OSCAR, a presença de um apresentador é o que dá ritmo ao espetáculo. Este ano terei a honra de costurar os conteúdos do palco principal com meu humor ácido e comentários técnicos. Será uma incrível oportunidade de testar o Pitch Perfeito dos convidados. 

Pesquisas recentes, como a da Distrito, mostram uma quebra no número de aportes feitos neste ano. Como você avalia esse momento no Brasil?

Edson: Eu acredito que uma Startup tem problemas em dois momentos, na ausência de dinheiro por motivos óbvios e com o seu excesso. Eu sou de um tempo onde se contavam os investidores nos dedos, hoje dinheiro é commodity e o diferencial está no que se pode fazer além dele. Não vou dizer que seja fácil fazer uma captação de recursos, mas com um bom pitch deck e dedicação se captava muitas vezes cifras acima da necessidade, e isso fez com que muita startup inchasse e não crescesse de maneira ordenada. O que esta quebra no número de aportes está fazendo é obrigando o founder a captar melhor e a vender mais. O que deveria ser óbvio! Alavancar o seu crescimento com vendas e não com investimento. Ter um crescimento baseado na qualidade do seu produto e não na capacidade de inflar o time e de fazer marketing. 

Em seu livro O Picth Perfeito, qual a principal lição? Quais os principais critérios para considerar uma tese em um bom investimento? Qual o pitch ideal?

Edson: Ser objetivo! Por melhor que eu seja no meu pitch sou bom em apenas no meu negócio. Por mais inexperiente que o investidor seja, ele ouve todo dia varios pitchs diferentes. Ser claro com a visão de futuro é primordial. Uma falha que frequentemente eu vejo empreendedores cometendo, é ir captar achando que está pedindo dinheiro quando o pensamento deveria ser em propor um negócio. O Pitch Perfeito é um guia prático de como vender o seu negócio e estruturar uma história que permita que todos compreendam seu negócio e todo o seu potencial. 

Quais são as principais dicas para quem busca um investidor?

Edson: Defina um perfil ideal do investidor que você quer negociar e faça um mapa de quem se encaixa nele. Para todos os outros que encontrar, peça conselhos. Estude os termos e jargões do mercado e tenha na ponta da língua seu TAM, SOM e Units Economics… se não sabe o que isso significa, se dedique na segunda dica. 

Acompanhe os principais conteúdos do Startup Summit clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail