Siga nas redes sociais

Search

CEO do EBANX fala sobre frutos da Remessa Online e o que esperar da sua palestra no Startup Summit

Crédito da foto: Rafael Dabul

Com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de softwares, João Del Valle é a mente por trás dos primeiros códigos da plataforma do EBANX. CEO da empresa, cargo que assumiu no ano passado, ele é mais um entrevistado da série especial de um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Brasil, o Startup Summit, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, em Florianópolis.

O que podemos esperar da sua palestra no evento?

João: A trajetória do EBANX coincide com a evolução do mercado digital e de pagamentos na última década na América Latina. E na minha palestra no Startup Summit, eu vou abordar um pouco de como essas histórias se complementam, e como o EBANX, e eu como empreendedor, aprendemos e evoluímos juntos. Porque quando a empresa cresce, o empreendedor tem que crescer junto. 

Em 10 anos, a EBANX já é referência no mercado de processamento de pagamentos internacionais nos comércios eletrônicos na América Latina. Qual foi o insight para criar o negócio e quais os principais diferenciais da empresa?

João: Esses últimos 10 anos foram um período de mudanças aceleradas em termos de digitalização dos negócios, dos meios de pagamento e do consumo. O EBANX nasceu em 2012 justamente com a missão de promover acesso por meio de tecnologia e pagamentos, em um período em que o dinheiro vivo era o único meio de pagamento que a maioria dos brasileiros tinha para comprar. Além disso, era um período em que o e-commerce estava recém começando na América Latina. O EBANX chegou ao mercado com o propósito de uma solução de pagamentos para empresas internacionais venderem online para os consumidores da América Latina oferecendo métodos locais de pagamento. Com a evolução natural do mercado, a região viu a chegada de grandes players globais como Amazon e Spotify, e o amadurecimento dos players locais também. O EBANX viu aí uma enorme oportunidade de acelerar a expansão para outros países da América Latina: chegamos no México e Peru em 2015, e na Colômbia e Chile no ano seguinte. Foram anos de muito foco na nossa tecnologia, na execução do nosso serviço e na consistência do nosso produto. Depois, vieram outras etapas, do mercado e do EBANX, das quais também vou falar na palestra. Estágios que contaram, por exemplo, com o protagonismo das fintechs na vanguarda da inclusão digital e financeira da América Latina. Nessa época, inclusive, o EBANX se tornou um unicórnio (em 2019), o primeiro da região Sul, o que nos deu orgulho por causa da projeção global do Brasil e da América Latina, nos ajudou a mostrar ainda mais o potencial da América Latina, cujo mercado digital deve crescer acima dos 30% ao ano até 2025, e que hoje é benchmarking para o mundo em termos de pagamentos instantâneos, com o PIX. Hoje o mercado está em um momento das tecnologias financeiras desenhadas para o mobile, para atender o consumidor rápido, a qualquer hora, pelo celular. Isso afeta diretamente o que o cliente espera das empresas, em termos de agilidade e qualidade.   

No ano passado vocês compraram a Remessa Online por R$ 1,2 bilhão. A aquisição já gerou frutos para vocês?

João: Para o EBANX, esse é um momento de foco em agregar cada vez mais valor aos nossos produtos de pagamentos internacionais, mantendo a sintonia com as transformações de comportamento de consumo. A aquisição da Remessa Online no final do ano passado acontece justamente nesse contexto: além de ser uma empresa com enorme sinergia com o core do EBANX, com essa aquisição conseguimos atender melhor nossos clientes da América Latina e expandir os dois negócios.

Acompanhe os principais conteúdos do Startup Summit clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail