Siga nas redes sociais

Search

Com módulos que dão autonomia a clientes, Simplifica+ reduz interrupções de equipes comerciais

Foto: divulgação.

Com o objetivo de trazer mais autonomia para clientes, a plataforma Simplifica+, da Adapcon, disponibiliza diferentes soluções para operação, fornecedores e clientes, como segunda via de boletos, lembrete de pagamento e negociação de dívidas entre outras.

Para setores comerciais, que precisam focar em fazer vendas, soluções como consulta de notas fiscais, acompanhamento de pedidos e devolução de mercadoria ajudam a reduzir as interrupções durante o trabalho.

“Sem esse autoatendimento, alguém da equipe comercial precisa parar o que está fazendo para localizar a solicitação do cliente e isso pode levar muito tempo, já que é preciso verificar e-mails e consultar outros setores. Além de impactar a produtividade do setor, esse tempo também é sentido pelo consumidor, que precisa ficar esperando esse retorno, o que pode se tornar uma experiência negativa”, compartilha a gestora do time comercial da Simplifica+, Valeria Gesto Perez.

No primeiro semestre deste ano, só no setor de construção civil, foram economizadas mais de 1.250 horas que seriam gastas em atendimento ao cliente.

Ao disponibilizar essas soluções no portal do cliente, dentro do site da empresa, o cliente pode consultar sozinho essas informações, de forma mais ágil e autônoma.

“O autoatendimento traz essa facilidade. Ninguém mais quer ligar para uma empresa para resolver um problema. Trazer essa autonomia permite que o próprio cliente tenha controle dos seus pedidos e notas, a qualquer hora do dia. Não precisa mais se limitar ao horário comercial convencional, já que a realidade está bem diferente hoje em dia. As jornadas de trabalho são mais flexíveis e, com o trabalho remoto, a pessoa pode até estar em outro fuso horário”, complementa.

Outro exemplo, ainda segundo a gestora, é a organização facilitada pelo módulo de devolução de mercadorias.

“Trocar ou devolver um produto, geralmente, exigiria uma troca enorme de e-mails. É preciso localizar se a mercadoria chegou ao destino, quem a devolveu e por quê. Com esse módulo, fica fácil organizar todas essas informações de forma centralizada, para não ter 20 pessoas resolvendo o mesmo problema. De julho do ano passado até agora, ajudamos nossos clientes a realizarem mais 7.900 devoluções de mercadorias com sucesso. Esse volume no autoatendimento gerou aos nossos clientes uma economia de mais de 3.300 horas que seriam gastas em processos manuais. Em uma operação convencional, sem o autoatendimento, equivaleria ao trabalho de 18 pessoas por um mês inteiro”, exemplifica.

Para as empresas, essa automação reflete em melhor aproveitamento das equipes, valorizando os colaboradores.

“O profissional não fica anos na faculdade para, na vida profissional, ter que ficar buscando mercadoria no sistema. Automatizar o que pode ser automatizado é uma forma de valorizar o capital humano, colocando o colaborador para exercer funções para as quais realmente se preparou para desenvolver”, ressalta.

Além das soluções já desenvolvidas, a Simplifica+ ainda está com lançamentos previstos para o segundo semestre deste ano. 

“Estamos desenvolvendo um chatbot para lançar agora em agosto. Isso vai trazer um atendimento mais humano através do próprio WhatsApp, onde o cliente pode interagir. É mais uma facilidade, já que, às vezes, a pessoa perde o login ou senha para acessar a área do cliente no site. Vamos trazer outro canal de atendimento”, conclui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail