Siga nas redes sociais

Search

Floripa Mais Tec capacitará jovens de baixa renda em tecnologia

Foto: Filipe Scotti.

Educar para o futuro, democratizar o acesso à tecnologia e potencializar a revolução tecnológica em Florianópolis são os grandes objetivos do programa Floripa Mais Tec, iniciativa que foi idealizada e será executada em parceria pela Prefeitura de Florianópolis, FIESC/SENAI, Sebrae/SC e ACATE.

A assinatura do acordo que irá garantir o andamento do projeto foi realizada nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, durante o Startup Summit, um dos maiores eventos de inovação e tecnolgia do país.

O lançamento oficial do programa será realizado ainda no mês de agosto, mas os interessados já podem conhecer mais sobre a iniciativa clicando aqui.

A ideia é oferecer, gratuitamente, trilhas de aprendizagem em tecnologia, empoderando crianças e adultos de baixa renda a se apropriar dos recursos tecnológicos para garantir melhores oportunidades de trabalho, resultando em melhoria da renda e da qualidade de vida. O objetivo do programa é impactar diretamente até 3,5 mil jovens.

Para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a união de esforços entre a gestão pública e a iniciativa privada deve fazer a diferença na concretização deste que é um projeto de extrema relevância social, que nasce com o objetivo de promover a inclusão tecnológica de milhares de jovens da capital:

“A tecnologia é hoje um dos pilares da economia da cidade, ao lado do turismo e da prestação de serviços. Inserir e preparar os mais jovens e adultos para ingressar neste mundo vai além de simplesmente capacitá-los para o mercado de trabalho. Estamos dando um grande passo no caminho da democratização do acesso à tecnologia”.

Há anos o SENAI vem investindo fortemente no desenvolvimento de formações que qualificam profissionais para a área de tecnologia da informação, como explica o diretor-regional da entidade em Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira:

“Nos tornamos referência nesta área ao criar soluções customizadas para as empresas que buscam profissionais conectados às suas demandas. Em parceria com a prefeitura, vamos executar um dos maiores programas de tecnologia já vistos em Florianópolis, promovendo de forma gratuita o acesso da comunidade a uma educação de excelência e ampliando as chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho”.

Já o gerente regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Wanderley Andrade, reforça que a iniciativa é fundamental para empoderar jovens e estimular neles a cultura empreendedora:

“A capacitação de jovens e adultos é o primeiro caminho para pensarmos em um futuro com menos desigualdades. Ao apostar nesta iniciativa, o Sebrae/SC acredita que ao desenvolver essas capacidades tecnológicas nos jovens e adultos de baixa renda da capital, estaremos também estimulando neles a cultura da inovação e do empreendedorismo, visando um futuro cada vez mais igual”.

Para o presidente da ACATE, Iomani Engelmann, essa é uma iniciativa inédita, que demonstra o potencial da união das instituições privadas e do poder público para a criação de programas que efetivamente mudam a vida das pessoas:

“Vamos criar perspectivas de trabalho para pessoas de baixa renda no setor de tecnologia, auxiliando na equidade social e resolvendo uma carência desse mercado, que tem alta demanda de profissionais qualificados. Com isso, acreditamos que o programa será um grande exemplo para outras cidades e estados de como a tecnologia pode ser geradora de oportunidades”. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail