Siga nas redes sociais

Search

Sócio da 8R fala sobre diferenciais na abordagem comercial e o que achou do Startup Summit

Foto: divulgação.

O Startup Summit é um dos principais marcos no calendário nacional quando o assunto é tecnologia e inovação. O evento é um grande polo de conexões: empreendedores e entusiastas da tecnologia reunidos em torno de temas centrais para o desenvolvimento de negócios inovadores. 

Melhores práticas e cases de sucesso das empresas de tecnologia que deram certo nem sempre destacam um ponto crítico: a máquina de vendas que essas empresas construíram.

Para Lucas Miguel Gnigler, sócio da 8R, escritório de inovação comercial, “sem um time de vendas excepcional, não conheceríamos muitos nomes que hoje são referência no setor“. Confira abaixo a entrevista exclusiva com o empresário:

A área comercial tem um papel especial em startups?

Sim. Vender é a melhor forma de validação. É normal startups pivotarem uma solução porque ela não foi aceita pelo mercado. Sempre nos perguntamos: será que essa solução foi vendida da forma correta? Existe uma ideia de que produto bom vende sozinho. Não acreditamos nisso. Acreditamos (e vemos no dia a dia) que sem uma área de vendas estruturada e incansável, a boa solução não é percebida e nem adotada pelo mercado.

A 8R tem clientes startups? Como fazem a gestão desses negócios?

Nossos clientes são médias e grandes empresas e scale-ups, empresas em expansão, que crescem dois dígitos ano após ano. Temos uma vertical, no entanto, que atua em projetos de aceleração e investimento em tecnologia. Nossa expertise é no mercado de vendas B2B, que são as empresas que vendem para outras empresas. Essa venda costuma ser mais complexa, e o fator preço nem sempre é o mais relevante para a decisão de compra. Por isso a 8R tem forte atuação em vendas de valor e posicionamento de mercado para construção de autoridade, estes sim fatores que fazem a diferença na abordagem comercial.

Qual sua percepção sobre o Strtup Summit?

Fantástico. Somos apoiadores do evento, e admiramos o trabalho da ACIF, do Sebrae e da Acate, que são nossos parceiros e líderes do ecossistema. A volta dos eventos presenciais também tem impactado a área comercial, com a volta das visitas e reuniões presenciais. Nos nossos projetos estamos vendo os excelentes resultados da participação dos clientes em eventos em feiras. Esse cenário mostra que a área comercial precisa ser estratégica, atuando como o grande vetor do crescimento das empresas, e das startups. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail