Siga nas redes sociais

Search

Pesquisadores do IFSC e startup unem forças e criam totem inteligente de lixo eletrônico

Foto: divulgação.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) apoiou o desenvolvimento de uma tecnologia arrojada, que traz mais eficiência e segurança ao serviço de coleta de lixo eletrônico no país: um ponto de entrega voluntária inteligente.

A máquina, desenvolvida pelos pesquisadores da unidade EMBRAPII no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em parceria com a startup Weee.do, permite o monitoramento remoto da quantidade de resíduos eletrônicos coletada, por ser capaz de medir o peso e o volume dos materiais descartados. 

Atualmente, existe um protótipo em fase de testes, para que possa ser replicável em escala comercial no futuro, com a expectativa de atender à crescente demanda de logística reversa do país.

A solução, chamada de Smart Pev.do, contribui para que as empresas se adequem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada em 2010, e que integra o poder público, iniciativa privada e sociedade civil, estabelecendo diretrizes sobre o que fazer com os resíduos sólidos e os rejeitos.

COMO SURGIU

A ideia do surgiu a partir de uma demanda da própria Weee.do, que já atuava no mercado de reciclagem em Santa Catarina com a oferta de PEVs tradicionais.

No passado, a equipe tinha muita dificuldade em planejar a coleta, já que não era possível saber previamente quais pontos estavam cheios, o que tornava o processo mais demorado e custoso, como explica Mark Jacobowitz, diretor-executivo da startup:

“Foi a partir disso que surgiu a ideia de criar um PEV inteligente. O software desenvolvido para o projeto está conectado à nuvem e rastreia as informações dos descartes, o que facilita o acompanhamento da capacidade de “armazenagem” disponível nos pontos de coleta”. 

Um dos diferenciais do equipamento é ter um sistema de pesagem que permite identificar o momento em que for atingida sua capacidade máxima de armazenagem.

“Assim, a Weee.do vai poder decidir se manda um caminhão, um carro ou uma caminhonete, ou um ou dois funcionários”, explicou o pesquisador da Unidade EMBRAPII, Valdir Noll, que coordenou a pesquisa.

No totem de coleta inteligente, que possui um painel interativo programado para facilitar o processo de doação, é possível descartar desde pilhas, cabos e fios em geral, peças de computadores e celulares, até um televisor de 40 polegadas, por exemplo. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail