Siga nas redes sociais

Search

CEO da APIPASS fala sobre o potencial da integração de sistemas na cadeia logística

Foto: Paulinho Sefton/divulgação.

A tecnologia está conectando cada vez as soluções propostas para o dia a dia das pessoas e dos negócios. Uma das vantagens no mundo corporativo é a possibilidade de comunicação entre diversos setores de uma empresa. Nesse sentido, a integração de sistemas é cada vez mais uma realidade, visando facilitar o diálogo e processos como um todo.

O Economia SC Drops traz hoje o CEO da APIPASS, Valdemir Silveira, que comenta o impacto e o potencial da integração de sistemas na cadeia logística. Confira abaixo:

Como funcionam as integrações via API e qual sua importância?

Valdemir: De forma simplificada, os softwares falam diferentes línguas e, por meio da integração, é possível compreender qual é a linguagem utilizada por cada sistema e, com isso, viabilizar a conectividade entre os elos dos sistemas. Com a tecnologia de API (Interface de Programação de Aplicações), as informações são transmitidas de um ponto a outro, sem a necessidade de processos manuais, reduzindo o tempo da operação como um todo, assim como os riscos de erros e perda de dados. As integrações via API também possuem um potencial de ganho para as empresas, ao promover maior eficiência e agilidade nas operações.

A integração da operação logística deve ser uma preocupação específica de algum setor?

Valdemir: As escalas de expedição de pedidos e demandas de entrega nunca foram tão grandiosas e, consequentemente, a logística nunca teve um papel tão estratégico nos negócios. O crescimento do ecommerce, impulsionado também pela pandemia de Covid-19, tornou mais evidente o papel estratégico que a operação logística tem neste segmento. Trata-se de um cenário em que os custos de transporte, estoque e armazenagem de mercadorias têm maior representatividade, por isso, o olhar para a cadeia logística é mais sensível. Não é raro que a atividade logística dependa de diferentes sistemas — de ponta a ponta, são diversas linguagens envolvidas e maiores as chances de haver gargalos. Sendo assim, o investimento em integração de sistemas deixa de se tornar uma aposta para se tornar uma necessidade repleta de potenciais.

Existe algum exemplo prática do impacto destas integrações?

Valdemir: Na Joy2W, uma plataforma com soluções digitais para fretes e cargas, há pelo menos seis etapas que compõem a logística de um produto, do momento em que o pedido é feito à entrega. A organização atende grandes clientes do varejo, contexto em que o cumprimento de prazos é crucial e a falta de integração entre os sistemas pode impactar negativamente a fluidez desta cadeia. Diante deste desafio, a Joy2W adotou a plataforma de integração como serviço (iPaaS) da APIPASS e com isso, teve um ganho de 15 vezes em agilidade em cada uma das 6 etapas da operação logística. As etapas e soluções seguem existindo, mas com a tecnologia, os softwares estão integrados, falam a mesma língua e independem da atuação humana para estarem conectados e funcionando perfeitamente.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail