Siga nas redes sociais

Search

Diretrizes para ideias de nomes para empresas

Compartilhe

Foto: zenzen/AdobeStock

Siga as etapas abaixo e você chegará ao nome de empresa perfeito. Antes de iniciar o processo, porém, vamos recapitular alguns fatores cruciais a serem lembrados durante todo o processo.

  • Entenda o seu negócio: Tal como acontece com muitos processos de negócios, a nomeação requer uma sólida compreensão da sua empresa. O rótulo escolhido deve ser significativo e transmitir o benefício que sua empresa oferece. Tente manter isso em mente em todos os estágios de encontrar e restringir as ideias de nomes de empresas.
  • Use palavras descritivas: Uma excelente maneira de transmitir esse significado que mencionamos acima é com palavras descritivas. Pense em incluir essa palavra no nome da sua empresa. Incluir um termo como ‘instantâneo’ ou ‘rápido’, por exemplo, pode ser uma opção para empresas dedicadas ao serviço rápido.
  • Seja literal: Você quer ser criativo ao escolher o nome da sua empresa. Afinal, a singularidade é essencial. No entanto, não faça com que os clientes em potencial trabalhem muito para saber o que você é. Eles devem reconhecer o que você pode fornecer simplesmente lendo seu nome.
  • Evite nomes difíceis de soletrar: Os clientes em potencial devem usar o nome da sua empresa. Eles precisam digitá-lo para chegar ao seu site ou enviar e-mails. Não torne a vida deles mais difícil escolhendo uma alternativa difícil de soletrar. Manter as coisas mais simples também evita o perigo de futuros erros ortográficos em cartões de visita, mercadorias e muito mais.
  • Conte uma história: O nome da sua empresa pode apresentar uma oportunidade de contar uma história. Em poucas palavras, você pode compartilhar algo sobre o ethos e as origens de sua empresa. Você pode pensar em um nome como ‘Ma’s Old Fashioned Pizza Company’, por exemplo. Embora provavelmente não seja tão brega.
  • Obtenha feedback sobre o nome: O feedback é fundamental em muitas áreas de negócios. Por mais que você precise assumir a responsabilidade de nomear sua empresa, a entrada externa ainda é vital. Ao restringir as ideias para o nome da sua empresa, procure o maior número possível de outras opiniões. Não limite isso a amigos e familiares também. Tente realizar uma pesquisa de mercado adequada sobre seu público-alvo.
  • Não seja muito estreito: O rótulo escolhido deve informar aos clientes em potencial o que você oferece. Você não quer, no entanto, vender-se a descoberto. Evite escolher um título muito específico ou restrito. Se o seu nome sugere que você vende apenas um produto, nenhum cliente que procura qualquer outra coisa o considerará.
  • Tenha cuidado com nomes geográficos: É bom ter orgulho de sua cidade natal ou estado. Esteja ciente, porém, de que incluir esses lugares no nome da sua empresa é arriscado. Isso pode afastar possíveis clientes de fora do estado que podem presumir erroneamente que você não os atenderá.
  • Escolha um nome que seja escalável: A escalabilidade não é algo que se aplica apenas a migrações para a nuvem ou outras transformações digitais. Deve desempenhar um papel na sua escolha de nome, também. Encontrar um nome é sobre o futuro, bem como o presente. Selecione um apelido que possa crescer com o seu negócio. Algo como a ’12ª e 3ª Padaria’ é excelente para uma empresa com um ponto de venda naquele local. No entanto, faz muito menos sentido se você expandir e abrir mais lojas.

Então, o que há em um nome? Como se vê, um inferno de muito. O nome da sua empresa é seu ponto inicial de contato com clientes em potencial. É a primeira coisa que eles vão aprender sobre você. Faça uma primeira impressão ruim, e é difícil recuperar. 

Um grande nome fala muito. Para encontrar o caminho certo para o seu negócio, você precisa dar ao processo o tempo e o esforço que ele merece. Faça um brainstorming de todos os termos e frases relacionados à sua marca. Use um dicionário de sinônimos, feedback e geradores de nomes de empresas para elaborar uma lista restrita de ideias. 

A partir daí, considere regras de estrutura de negócios, marcas existentes e disponibilidade de domínio. Isso mostrará as ideias de nomes de empresas que você precisa escolher. Faça sua escolha final, registre-o e seus domínios relacionados, e você está no negócio – literalmente.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e ESG em Santa Catarina.

Receba notícias no seu e-mail

Leia também