Siga nas redes sociais

Search

Projetos de marketing ajudam o turismo a se recuperar na pós-pandemia

Foto: DG PhotoStock / AdobeStock

Com a pandemia, o setor de turismo foi um dos mais afetados. Hotéis foram fechados (alguns em definitivo) e viagens foram suspensas com as determinações de quarentena. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), só no último ano o setor deixou de faturar R$ 214 bilhões. De março de 2020 (início da pandemia) até dezembro do ano passado, a perda foi de R$ 473,7 bilhões.

Porém, este ano, as perspectivas já são outras e o país recupera os patamares do turismo pré-pandemia. E como ressignificar a experiência do viajante após dois anos de espera?

Para André Farias, co-fundador da coevo.co, empresa especializada em branding, comunicação e marketing, esse é o momento para fortalecer a comunicação de destinos, aproximando-os de viajantes:

“Por meio do place branding, as cidades podem definir com mais clareza seu posicionamento como marca e destino, comunicando isso de forma mais assertiva e garantindo maior destaque nesse cenário de retomada do turismo pós-pandemia”.

Um exemplo trazido por ele é da Prefeitura de Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil. A dor da gestão pública era trabalhar a comunicação do turismo de forma mais assertiva e alinhada com as necessidades do mercado e os anseios da população local. 

“Criamos o place branding da cidade, ou seja, a marca que será utilizada para promover Urupema para turistas, além de incentivar o empreendedorismo dentro da própria cidade. Realizamos encontros e reuniões com a população local, captando as percepções e visão da comunidade. Também fizemos estudos próprios para compreender as tendências do mercado de turismo e marketing para destinos turísticos”, explica.

“O processo de desenvolvimento da nossa marca foi rico e lindo, especialmente pelo fato de a Coevo não esquecer de consultar o principal agente no processo, que é a população de Urupema”, compartilha Cristiane Muniz Pagani, vice-prefeita de Urupema.

A hotelaria é outro segmento que está recuperando as forças após a pandemia. Para isso, a Coevo também fez um trabalho para que os resorts brasileiros retomassem a voz no país.

“Nosso desafio foi auxiliar na criação de uma campanha digital para a Associação Brasileira de Resorts a nível nacional, destacando as ofertas praticadas pelos associados. A campanha foi um sucesso, gerando faturamento expressivo para os resorts participantes. Inclusive, agora em agosto ocorreu a terceira edição da ação. Isso prova como as campanhas online são fundamentais em um mundo cada vez mais conectado”, conclui o empresário.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail