Desde que sou usuária do Linkedin, ouço pessoas dizendo que “nunca conseguiram fazer negócios lá”. Fato é que o Linkedin é um lugar para você vender sua imagem profissional e da sua empresa. No entanto, é preciso ter cautela e não cair no clichê, ser invasivo e até mesmo inflar o seu ego.
A melhor coisa que você faz pelo seu sucesso no Linkedin é ser você mesmo(a), no seu próprio perfil. Em palavras mais simples: não fique enchendo o saco das pessoas na sua rede. Se o conteúdo for relevante, naturalmente elas vão se engajar.
Desde que comecei a usar o Linkedin para alavancar o meu negócio há quase 3 anos, eu defini algumas estratégias para ter mais um canal de divulgação das notícias, converter em cliques para o meu site e ao mesmo tempo aumentar a audiência.
Mas qual é a minha estratégia? Basicamente: compartilho o link das notícias no perfil do Economia SC, quando tem aspas de alguém na matéria marco o @ da pessoa no post, compartilho algumas notícias no meu perfil pessoal. E só!
Agora vamos a outro ponto: existe um indicador que mostra como você está se portando diante do Linkedin e ele pode dar norte a uma estratégia para você conseguir alcançar seus objetivos.
O Social Selling Index (SSI) analisa a capacidade de cada usuário no processo de venda através da rede social, basicamente, o que era uma plataforma de interação social corporativa, pode se tornar uma máquina de vendas. A partir de uma pontuação, que vai de 0 a 100, quatro pontos são analisados no perfil:
- Estabelecer sua marca profissional
- Localizar pessoas certas
- Interagir oferecendo insights
- Criar relacionamentos
Este é o relatório mais recente do meu SSI, extraído no dia 19 de agosto (de 2022, caso alguém leia mais para frente). Aqui vão algumas dicas para você conseguir aumentar o seu também:
- Expandir a sua rede de contatos é o primeiro caminho. Não espere que as pessoas venham até você. Procure potenciais nomes que possam se tornar possíveis clientes ou pessoas que engajam a partir de filtros como: empresas que trabalham, cargos, distância etc…
- Assim como você dá aquela espiadinha que às vezes se torna horas no Instagram, dedique-se a cultivar relacionamentos pelo Linkedin. Isso inclui: curtir posts, comentar, compartilhar conteúdos da sua área e até mesmo criar artigos (esse último aumenta muito o score), mas não esqueça: um conteúdo de qualidade é mais valioso do que compartilhar vários que não agregam em nada.
- Utilize palavras-chave para expandir o alcance do que você publica. As famosas # estão aí para serem usadas. Mas cuidado com as que são clichês e até mesmo banidas das redes sociais e que podem prejudicar o seu conteúdo.
Por último: quer saber seu score? Acesse o link clicando aqui e clique em “Get your Score”. Se quiser compartilhar nos comentários, fique à vontade! Vamos crescer juntos e juntas!