Siga nas redes sociais

Search

7 fatores para levar em consideração na hora de investir em um imóvel

Foto: Daniel Zimmermann.

O mercado imobiliário é um dos setores que conseguiram manter saldos positivos mesmo com fatores adversos como a pandemia, aumento dos preços e inflação.

Seja para realizar o sonho da casa própria, ou como uma chance de investimento, o brasileiro continua, cada vez mais, buscando essa opção na hora de aplicar seu dinheiro.

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), revelou que houve aumento de 6,2% na comercialização de novos imóveis no primeiro trimestre.

O mesmo indicador mostrou crescimento de 109% na venda de imóveis de médio e alto padrão. Na mesma linha, uma pesquisa Raio-X do FipeZAP mostrou que 46% dos entrevistados pretendiam adquirir imóveis em julho, agosto e setembro deste ano. 

Para o diretor da Serpa Construtora e Incorporadora, Gilbert Serpa, a ressignificação do conceito moradia, ocasionada com o isolamento social trazido pela pandemia pode ser visto como uma característica que colaborou para que as pessoas passassem a pensar mais em onde e como morar. 

“As pessoas começaram a passar mais tempo em casa, algumas a terem como seu ambiente de trabalho – uma tendência que veio para ficar, com a extensão do home office para o pós-pandemia. Há uma atenção maior com o quanto esse ambiente precisa ser confortável e agradável, inclusive para os momentos de descanso. Somado a essas adequações de conceitos, investimento em imóvel continua sendo uma opção segura, principalmente em tempos de oscilação”, pontua.

Diante desse cenário, ele destaca que alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher o imóvel:

  1. Localização: as pessoas querem estar perto de tudo, próximas a farmácias, supermercados, escolas, academia e trabalho. A tranquilidade também deve ser levada em conta, principalmente se é para moradia ou para alugar. Por isso, a localização é um dos pontos principais a serem considerados na hora de escolher um imóvel. Se for para fins comerciais, o fácil acesso a ele é o que vai ajudar a definir o quanto será atrativo depois. Vias de ligação às principais ruas da cidade ou saídas para outros municípios, devem ser observadas.
  2. Segurança: umas das principais preocupações das pessoas é com a segurança de si mesmo, dos filhos, dos pais… Por isso, antes de adquirir um imóvel é preciso conhecer bem o local e a vizinhança. No caso de condomínios e prédios, buscar saber como é o sistema de monitoramento e de acesso às residências.
  3. Lazer e convivência: mais do que nunca a preocupação com o bem-estar se faz presente. E, com a correria do dia a dia, a facilidade de ter academia, áreas de lazer, um ambiente arborizado, Rooftop, piscina e espaço próprio para as crianças são pontos a serem levados em conta. Além disso, um espaço apropriado para os pets também deve ser pensado.
  4. Tamanho do imóvel: a necessidade de uma pessoa que mora sozinha é diferente de uma família com filhos. O tamanho do imóvel e a disposição dos espaços precisam ser bem avaliados. Além disso, é preciso pensar em como será morar no local anos depois e se ele continuará sendo uma boa opção caso haja alguma mudança de planos.
  5. Estrutura do condomínio: se o imóvel desejado fica em um prédio, ou condomínio de casas ou prédios, é preciso se atentar, além das áreas de lazer e segurança oferecidas, a características como acessibilidade, se o projeto foi pensado para ser inteligente e com tecnologia que atenda às suas necessidades.
  6. Preço: é claro que o preço é um dos pontos mais observados por cada investidor. Antes de começar a buscar o imóvel, a pessoa deve saber quanto tem para investir e se a despesa mensal, tanto com parcela quanto com outros custos fixos e que podem surgir, para poder avaliar as condições de pagamento. Fazer uma pesquisa dos imóveis ao redor e desconfiar de valores muito abaixo da média de mercado é um cuidado a mais, que pode fazer a diferença.
  7. Documentação: A escolha da empresa, ou da pessoa que vai intermediar a aquisição do imóvel  é muito importante.  É fundamental procurar uma boa incorporadora, imobiliária, ou corretor que preze pela satisfação do cliente. A atenção com a documentação também é necessária, ela deve estar em ordem antes da assinatura do contrato. 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail