Siga nas redes sociais

Search

Confiança na economia impulsiona o crescimento da construção civil no Brasil

Foto: Daniel Zimmermann.

Por Jean Ferrari, CEO da FastBuilt.

Um dos únicos que não parou de crescer durante a pandemia, o setor da construção civil continua apresentando bons resultados. Dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), divulgados recentemente, mostram que os níveis de atividade e empregabilidade no segmento são os melhores desde 2010.

Foram registrados 52,5 pontos em julho relacionados ao índice do nível de atividade da construção – acima da linha divisória de 50 pontos. Já o índice relacionado ao avanço do número de empregados indicou alta no segmento, com 51,9 pontos. 

O que mostra que o segmento está saudável é o aumento do Índice de Confiança do Empresário (ICEI) que cresceu 3,2 pontos em agosto, passando para 60. Esse aumento chancela que a avaliação dos empresários sobre a economia brasileira vem se multiplicando e garante o bom momento do setor.

Há uma percepção de melhora da economia, demonstrada por esses números. A tecnologia é um agente extremamente importante para o crescimento organizado do setor. Afinal, as startups estão surgindo no mercado com o objetivo de solucionar problemas enfrentados pelo segmento. 

Há construtoras que atuam para automatizar o controle de projetos, para fazer a gestão da obra, para facilitar a assistência técnica e disponibilizar informações sobre o andamento da obra, como é o caso da FastBuilt. Enfim, há muito espaço para inovação na construção civil.

O cenário para investimentos no mercado de construtechs também é otimista. Mesmo com a desaceleração no número de startups, o movimento segue em crescimento. De acordo com o Mapa de Construtechs e Proptechs da Terracotta Ventures, de maio de 2021 a maio de 2022, houve um aumento de 13,82% no número de empresas deste tipo ativas, com investimentos que movimentaram perto de R$ 6 bilhões. A grande aposta está nas empresas que realmente podem transformar o setor, com tecnologias capazes de entregar valor resolvendo questões latentes do mercado e da sociedade.

Para engajar ainda mais o mercado de tecnologia e inovação voltado para a construção civil, nós promovemos anualmente um dos maiores eventos voltados para este setor. É o FastBuilt Experience, que reúne os maiores nomes do mercado em palestras e painéis imperdíveis para os interessados da área. Em 2022, o evento vai acontecer entre 6 e 7 de outubro, em formato totalmente presencial, em Santa Catarina – segundo estado com o maior número de startups voltadas para a construção civil e mercado imobiliário, com 11,44% das quase 1.000 empresas ativas no Brasil.

Há ainda muito espaço para crescimento, já que inovações são constantes e a tecnologia em plena expansão deve demandar ainda mais transformações na forma de fazer negócios de sucesso.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail