Siga nas redes sociais

Search

Como a mudança no setor de energia está impulsionando o crescimento da Solar Vale

Foto: Daniel Zimmermann.

Era 2019 quando os sócios Thomas Henrique Knoch e Marcos Almeida decidiram abrir sua própria empresa de energia solar, a Solar Vale. Com expertise na representação de soluções de energia fotovoltaica desde 2017, eles já empreendiam também no ramo de telecomunicações e viram que a mudança de segmento seria uma decisão assertiva, com a certeza de que produzir energia limpa não é uma tendência, mas uma questão essencial em um futuro próximo.

Assim, a Solar Vale ganhou vida e, em pouco tempo, se tornou referência no Vale do Itajaí, entregando projetos que vão muito além do produto em si, sendo compostos por etapas que incluem o projeto de engenharia, apoio à financiamento e garantia de até 30 anos à estrutura e módulos.

No Economia SC Drops, o CEO da empresa, Thomas Henrique Knoch, fala sobre o crescimento da empresa e os planos para o futuro. Confira abaixo:

A Solar Vale é uma empresa bastante jovem. Como se deu a estruturação do negócio?

Thomas: Apesar de ser um negócio recente, a Solar Vale é fruto de uma parceria bastante acertada de sócios e também se desenhou com base na expertise de mercado que já possuíamos. Somamos nosso conhecimento no setor fotovoltaico, incluindo o que gostaríamos de fazer diferente, como o fato de incluir em nosso portfólio tecnologia alemã de ponta e o apoio em todas as etapas, incluindo na validação do projeto de engenharia, para garantir que a empresa se destacasse. E foi dessa forma que nos consolidamos em tão pouco tempo.

Quais resultados a empresa já registrou neste período? Quais fatores contribuem para isso? A empresa foca em algum segmento específico?

Thomas: Em 2020 e 2021 crescemos 400% ao ano, com investimento constante em equipe e estrutura. Hoje temos o maior estoque de placas de energia solar do estado, o que nos permite a realização de projetos a pronta entrega e maior agilidade para o nosso cliente, além de equipe interna que cuida de todos os projetos – são sete engenheiros atualmente. Hoje somos reconhecidos principalmente nos segmentos industrial, comercial e de agronegócio, justamente pela agilidade e o apoio 360 aos projetos, mas também realizamos instalações residenciais.

Muito tem se falado da taxação da energia solar. Como isso impacta a empresa?

Thomas: O Marco Legal da Geração Distribuída prevê o fim da isenção da taxa mensal referente aos custos de distribuição da energia. Para nós, ter um prazo específico para o início da cobrança da taxa acelerou ainda mais os negócios, visto que muitas empresas que tinham planos de investir em energia fotovoltaica estão priorizando esses projetos, visando garantir a instalação até dezembro. Novamente o fato de ter um estoque a pronta entrega faz com que nossa empresa se destaque no mercado, com um diferencial de agilidade, que nesta hora conta muito para o cliente. A partir de janeiro haverá a cobrança gradativa da taxa, mas ainda assim a energia solar segue como um investimento rentável. Primeiro porque garante uma redução na conta de luz como um todo, já que o consumo não é cobrado. Segundo porque há o fator ESG, especialmente no mercado industrial e de agro, que conta muito. Para conseguir determinadas certificações ou a validação de grandes clientes, por exemplo, empresas do ramo têxtil precisam investir em ESG, tendo a energia solar como um pilar neste quesito. O segmento fotovoltaico ainda é bastante novo e com certeza será cada vez mais procurado como um fator de investimento para a redução de custos em médio e longo prazo.

E no setor automobilístico, qual a atuação da Solar Vale?

Thomas: Além dos projetos de energia solar, também atuamos na oferta de baterias automotivas e estações de carregamento para veículos elétricos, que é outra tendência. Imagine um cliente que já possua energia solar em seu empreendimento e precisa substituir sua frota. Ao optar pelo carro elétrico ele pode zerar o consumo de combustível e da própria energia, já que é um produtor.
Gradativamente, acreditamos que o Brasil se tornará muito mais adepto aos veículos elétricos, em parte justamente pela popularização das estações de carregamento, hoje já comuns em hotéis, postos de combustíveis, shoppings e demais locais públicos.

O que a Solar Vale projeta para os próximos anos?

Thomas: Esperamos encerrar o ano com um crescimento de 100% no faturamento, em comparação ao ano passado. E nossos investimentos já estão acontecendo, com a abertura de nova sede comercial, no edifício Ibiza Trade & Financial Center, no coração de Blumenau e centro de distribuição às margens da BR-470. Temos ainda investimento constante em equipe especializada, são cerca de 80 colaboradores atualmente. O fato de trazermos tecnologia alemã para o Brasil nos proporciona a oferta de uma garantia de até 30 anos e isso garante a fidelização do cliente. Vamos continuar investindo nessas frentes nos próximos anos, alinhado produto de qualidade com suporte técnico de primeira linha tanto na área de energia solar quanto no setor automobilístico. Hoje já contamos com mais de 1 mil usinas instaladas.

Leia outras entrevistas do Economia SC Drops clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail