Siga nas redes sociais

Search

O papel estratégico das ferramentas de comunicação interna no ambiente corporativo

Por Danieli Closs, analista de marketing da Progic.

O profissional de comunicação interna precisa de muitas habilidades: comunicativas, criativas, de gestão, de estratégia, de assessoria, gerenciamento de conflitos e muitas outras. É importante também que ele saiba que cada canal exige algum formato específico, seja de imagem, texto, vídeo ou áudio. Alguns são digitais, outros impressos e cada um deles vai exigir um tamanho de letra, padrão de imagem, títulos, frases de impacto e identidade visual que é desejável cumprir .

Pensando neste profissional que precisa criar os comunicados, newsletters, imagens, vídeos e inovar na forma que a comunicação acontece na empresa, separamos algumas ferramentas que podem facilitar o dia a dia, divididas em planejamento e produtividade, pesquisas internas, edição e criação de imagens, e até mesmo opção de TV Corporativa, que pode englobar todas as informações que a empresa deseja passar em apenas um local. 

Para melhorar a produtividade do profissional e também do time, e orientar sobre quais atividades são prioritárias e necessárias é importante contar com a tecnologia, por isso, temos algumas dicas valiosas.

PLANEJAMENTO E PRODUTIVIDADE

1 – Trello

O Trello é uma plataforma de estratégia e produtividade. Nos quadros você consegue organizar as etapas do seu projeto em listas, movendo os cartões de acordo com o andamento das atividades. Em cada cartão ainda é possível descrever a atividade, identificar os responsáveis, criar checklist, definir prazo de entrega, anexar arquivos e outras funcionalidades. É possível expandir para todo o time a utilidade deste canal também.

2 – Microsoft Planner

Se sua empresa utiliza as ferramentas da Microsoft, no próprio pacote existe um aplicativo semelhante ao Trello, chamado Planner. Nele há a possibilidade de criar quadros, listas e cartões da mesma forma e movê-los de acordo com o andamento ou como você preferir organizar seu planejamento.

PESQUISA INTERNA

Para medir o clima, oportunidades de melhora e entendimento melhor do time, é crucial realizar pesquisas internas de tempos em tempos, sejam quinzenais, mensais ou anuais. Algumas ferramentas abaixo ajudam o gestor de comunicação a entender análises mais profundas sobre os colaboradores.

1 – Google Forms e Microsoft Forms

Os dois aplicativos são semelhantes e neles é possível elaborar questionários online com perguntas para serem respondidas em texto, múltipla escolha, classificação entre outras opções. Ambas permitem a coleta de respostas anônimas e geram gráficos para análise.

2 – Survey Monkey

A plataforma Survey Monkey possui um plano básico gratuito e outros pagos. Ela oferece mais possibilidades de perguntas, formatos e formulários inteligentes, com opções como redirecionar questões diferentes dependendo da resposta do usuário.

3 – Typeform

Concorrente do Survey Monkey, a plataforma Typerform também possui um plano básico gratuito e outros dois planos pagos. É possível criar o seu próprio formulário ou utilizar os templates disponíveis na plataforma. Além disso, a ferramenta possui diversas opções de itens e formulários inteligentes.

EDIÇÃO DE IMAGENS

Imagens e templates bem editados ajudam a passar a informação de forma correta para os funcionários, e mais do que isso, acabam passando um ar de seriedade para o informativo e comunicado.

1 – Canva

O Canva é uma das ferramentas mais famosas para edição de imagens online. Simples e intuitivo, ele possibilita que você crie e edite suas imagens do zero ou utilizando alguma das imagens disponíveis na própria plataforma. Além disso, ainda possui as principais ferramentas para realizar edições, além de filtros, formas, ícones e centenas de fontes para texto. É possível salvar as imagens em dimensões específicas para redes sociais e ainda é possível exportar gratuitamente em formatos como pdf, jpg e png.

2 – Adobe Spark

Este é um conjunto de aplicativos da Adobe que possui uma versão gratuita. São três aplicativos focados em edição de imagens para redes sociais, páginas para web e vídeos. O Spark Post possibilita a criação de imagens para redes sociais, semelhante ao Canva, com imagens gratuitas, ferramentas de edição, tamanhos pré-definidos, fontes para texto, filtros e animações. Já o Spark Page é focado em páginas para a web, com a mesma diversidade de imagens e textos disponíveis no Spark Post. Há ainda o Spark Vídeo, que permite adicionar fotos, clipes, ícones e arquivos de áudio e movimentos nas imagens e criar um vídeo em poucos minutos.

E-MAIL

1 – MailChimp

Esta é uma ferramenta muito usada pelo marketing digital, mas que também pode ser muito útil na comunicação interna das empresas. A plataforma pode ser utilizada para realizar o envio automatizado de e-mails, ou seja, para enviar a newsletter aos colaboradores. Com as funcionalidades da ferramenta, você cria os e-mails como quiser ou utilizando os modelos e layouts disponíveis, personalizando com os nomes dos colaboradores e segmentando os envios para os grupos que quiser.

TV Corporativa

1 – Progic Manager

Se estamos falando de ferramentas para auxiliar o dia a dia do profissional de comunicação interna, não poderíamos deixar de falar do Progic Manager, não é mesmo? O Progic Manager é um software de TV Corporativa da Progic. Com ele você fará toda a gestão das telas espalhadas na sua empresa pela Web, ou seja, direto do computador. O profissional pode produzir conteúdos, agendar campanhas, notícias e monitorar o funcionamento de tudo em tempo real. Além disso, o Manager possui uma biblioteca com mais de 300 conteúdos e templates prontos para serem utilizados na TV Corporativa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail