Maior evento independente do gênero no mundo, o Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece em março do ano que vem, em Blumenau, terá a participação de jurados com deficiências, auditivas e/ou visuais.
“Nosso critério prosseguirá sendo a competência técnica, porém entendemos que há inúmeras pessoas que detém essas qualidades e merecem ser parte de nosso corpo de julgadores”, explica Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), promotora do evento.
A iniciativa é parte da política de compliance e de normas de ESG adotadas pela Ablutec, ações afirmativas em favor do meio ambiente, de responsabilidade social e de boas práticas de governança.
“A sociedade brasileira tem reconhecido a importância de incluir pessoas com deficiências ao mercado de trabalho, acima, inclusive, do que é estabelecido legalmente. As funções exercidas pelos jurados são plenamente compatíveis com a maioria dos cidadãos brasileiros, desde que tecnicamente habilitados”, acrescenta.
A direção do concurso também está concebendo a inclusão de jurados aprendizes no processo de julgamento, valorizando jovens talentos, privilegiando os residentes no Vale Europeu.
“A ideia é expandir e fortalecer a base que dá sustentação à cadeia produtiva da cerveja artesanal no Vale do Itajaí”, confirma.
Programada para entre os dias 3 a 11 de março, a Semana da Cerveja Brasileira integra os principais eventos do segmento no país: Comenda da Cerveja Brasileira, Concurso Brasileiro de Cervejas, Congresso Internacional da Cerveja, Feira Brasileira da Cerveja e o Festival Brasileiro da Cerveja.