Siga nas redes sociais

Search

Florianópolis sedia evento internacional de criptomoedas na próxima sexta-feira

Foto: Imajinajib/AdobeStock

A evolução dos meios de pagamentos com criptomoedas ganhou um novo capítulo que reforça cada vez mais a democratização deste mercado.

A disrupção das finanças descentralizadas (DeFi), associada com as stablecoins e tecnologia como o PIX, fez com que seja possível pagar um simples cafezinho com cripto. E é essa a temática do evento que acontece nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 19h, no Floripa Square.

O evento gratuito pretende ensinar as pessoas como é possível converter Reais para cripto, pagar contas, tudo por meio do PIX.

Organizado pela comunidade da Bitfinex no Brasil, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, o encontro terá palestra de Rocelo Lopes, CEO da Smartpay e especialista em blockchain.

Para quem não sabe, as stablecoins são criptos lastreadas em alguma moeda oficial, como a Tether (Dólar) e o BRZ (Real), por exemplo.

Nesse caso não há volatilidade, a não ser no caso de moedas onde é preciso fazer o câmbio, como o dólar.

Somado a isso tivemos a evolução do PIX, que permitiu, com sua API, o desenvolvimento de ferramentas que fazem com que as stablecoins possam ser convertidas em Real, em segundos.

Exemplo disso é o Swapix, ferramenta que permite a conversão de Tether para Real por meio do PIX. Lançado pela Smartpay em março deste ano, a ferramenta já ganhou diversas atualizações.

Hoje, já é possível fazer a conversão direto da wallet para o app bancário e vice versa, realizar compras em estabelecimentos que aceitam PIX e até receber troco do pagamento.

“Um estabelecimento não precisa aceitar cripto, só precisa aceitar o pagamento em PIX. Eu pago em cripto e ele recebe em Real”, explica Rocelo Lopes, CEO da Smartpay.

Agora, a novidade é a integração com a plataforma da Bitfinex. A parceria já existe desde o lançamento, mas agora com a nova atualização será possível converter Tether dentro da plataforma web e receber em Real no aplicativo bancário.

“A Bitfinex é a primeira Exchange do mundo a ter uma funcionalidade como essa. Quando lançamos a ferramenta, só existiam uma ou duas wallets com os requisitos para o funcionamento. O mercado não estava preparado. Agora, estamos trabalhando em conjunto para que essa tecnologia chegue para todo o mercado”, complementa.

Os interessados podem fazer as inscrições no site clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail