Siga nas redes sociais

Search

Quase metade dos pequenos negócios aumentaram vendas no segundo trimestre em SC

Foto: rh2010/AdobeStock

Uma pesquisa do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, realizada entre 7 e 22 de julho, avaliou o desempenho da atividade econômica do segundo trimestre deste ano e as expectativas dos pequenos negócios para o terceiro trimestre do ano.

As 810 entrevistas foram distribuídas por quotas representativas ao número de MEI, ME e PE, assim como por setor de atividade nas regiões Foz do Itajaí, Grande Florianópolis, Extremo Oeste, Meio Oeste, Oeste, Norte, Serra, Sul e Vale do Itajaí.

Quase a metade, cerca de 47%, dos PNEs catarinenses registraram aumento nas vendas no 2º trimestre em relação ao trimestre anterior.

Com relação ao aumento nas vendas, 49,7% atribuem o aumento das vendas ao aquecimento da economia, 43% ao retorno à normalidade, 31,6% ao aumento da demanda e 21,5% à fidelização da clientela e 8,5% atribuem à sazonalidade, 7,6% aos recursos liberados à população pelo governo e apenas 6,3% às melhorias relacionadas ao produto.

O aumento dos custos continua sendo a principal dificuldade relatada pelos pequenos negócios catarinenses no segundo trimestre, apontada por 53,1% dos empresários, considerando o cenário de instabilidade econômica,alta taxa de juros e o cenário de inflação alta. 

Além do aumento de custos, a redução do poder aquisitivo (30%), a conjuntura econômica desfavorável (27,9%) e a queda nas vendas (10,2%) foram dificuldades  apontadas pelos empresários.

O aumento das vendas teve reflexo mais forte no fluxo de caixa das empresas com relação ao trimestre anterior, indicando que para 50% delas houve lucro. Os que mais registraram lucro no período foram a indústria (46,7%), enquanto setor, e as MEs (42,8%) e as PEs (42,3%).

VENDAS NA INTERNET

O índice de vendas na internet alcançou 70,5%, indicando que o meio digital é essencial para os modelos de negócios de micro e pequeno porte. Dentre os meios digitais mais utilizados, estão o Instagram (76,8%), WhatsApp (72,9%) e Facebook (56,9%), plataformas que oferecem recursos de compartilhamento simultâneos, que facilitam as divulgações e o engajamento das empresas.

As empresas que utilizaram as redes digitais como ferramenta de negócio registraram 19,8% de aumento de vendas a mais que as empresas que não utilizam redes sociais.

EXPECTATIVAS

A expectativa para o terceiro trimestre é otimista. As vendas aumentaram para 47,1% com relação ao trimestre anterior e o esperado para o próximo trimestre é que as vendas aumentem para 68,6%.

A expectativa de aumento com relação às compras 47,3% é maior que a realizada em 34,7%. Este diferencial de expectativa já foi anunciado na medição anterior, que foi de 39,1%.

A expectativa de aumento dos custos é tão alta quanto foi o comportamento desta variável no realizado do trimestre anterior, com 70,5%. A expectativa de produtividade 62,6% é otimista com relação ao realizado 36,2%.

O total de empresas que pretendem realizar investimentos no terceiro trimestre do ano aumentou 7,5%  em relação ao total que investiu no segundo trimestre.

Os investimentos estão concentrados na ampliação de estoque (33%) na aquisição de insumos e aumento da produção (28,1%) e na aquisição de equipamentos e ferramentas (23%).

“Essa pesquisa pode ser vista com otimismo,  já que apenas 10,8% dos empresários de micro e pequenas empresas acreditam que a economia brasileira vai piorar no próximo trimestre. Gradativamente, os empresários vêm recuperando a confiança e aumentando a expectativa de melhora na economia do país, tanto que 48% deles acreditam que a situação econômica do país irá melhorar no 3 º trimestre”, comenta o analista do Observatório de Negócios do Sebrae/SC e responsável pelo estudo, Cláudio Ferreira.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail