Siga nas redes sociais

Search

Especialista explica importância do mapeamento de riscos para evitar danos

Foto: divulgação/Krona.

Manter os negócios em dia e tudo funcionando perfeitamente é um desafio constante. Além de se preocupar com o agora, o empresário precisa ter muita atenção aos perigos que se escondem e podem trazer grandes prejuízos.

Imprevistos que vão além dos danos patrimoniais e fazem com que a empresa fique parada por dias, meses e, no pior dos casos, precise fechar as portas definitivamente.

Para que isso não ocorra, além de se preocupar em ter um bom seguro, é necessário buscar estratégias para evitar que qualquer tipo de acidente possa acontecer por algum descuido.

“Muitas vezes o empresário pensa que estar segurado é o suficiente, mas esquece que se precisar utilizar sua apólice de seguro, terá danos muito maiores e, em alguns casos, irreparáveis. Por isso, o essencial é ter um planejamento de riscos e analisar todos os pontos que devem ser ajustados, sempre se prevenindo do que pode vir a acontecer”, explica Maiyumi Izumi, sócia da HIL Seguros Corporativos.

Buscando melhorar o sistema de governança, a Krona Tubos e Conexões, uma das maiores empresas do Brasil neste segmento e que atua há 28 anos no mercado, começou a gerenciar os riscos corporativos, controles internos e auditorias.

“Melhor do que ter um seguro perfeitamente dimensionado, pautado em análise de dados e técnicas avançadas de cálculo de perda máxima possível, é ter um seguro para não usar. Saber que está lá quando nenhum dos controles internos forem capazes de impedir uma perda, é necessário e dita a continuidade do negócio, mas é mais sobre trabalhar o conceito do “pensamento baseado em riscos” para agir preventivamente e evitar que o desenvolvimento acelerado da Krona seja frenado abruptamente”, complementa Leandro Lopes, especialista em governança corporativa da Krona.

A exemplo da Krona, o mapeamento de riscos é um passo muito importante e essencial para as empresas, principalmente para as de grande porte e com parques fabris. Conforme explica Maiyumi Izumi, são inúmeros os benefícios. Confira abaixo:

DANOS IRREPARÁVEIS

Quando pensamos em um dano que pode colocar em risco o seu negócio, o que logo vem à mente é o patrimônio físico. Mas é preciso pensar à frente. Se um prejuízo material fizer sua empresa interromper as atividades, isso irá refletir diretamente nas vendas, na reputação no mercado e também nos empregos gerados, afinal, sem faturamento e sem produção, não será possível manter esses profissionais.

CAPITAL HUMANO

Falando especificamente dos colaboradores, o capital humano é um dos bens mais importantes de uma organização. De certa forma, as empresas são responsáveis pela renda de muitas famílias, e com as atividades paradas, isso irá refletir na vida delas e na comunidade onde estão inseridas.

AUDITORIA PARA LICENCIADOS

Os processos de licenciamento de marcas costumam ser bem rigorosos e, para conquistá-los, as empresas devem estar em dia com inúmeras normativas e exigências. Em alguns casos, nem sabem que precisariam de algo específico. Nesta situação, o mapeamento de riscos também pode ser um grande aliado, pois irá apontar o que a organização necessita colocar em dia para representar aquela licença em seus produtos.

ROTATIVIDADE NA EQUIPE

Um desafio para muitos empresários é a rotatividade de pessoal. Além do treinamento para os novos colaboradores, é sempre necessário acompanhar de perto se os processos continuam sendo aplicados da forma correta, afinal, um erro pode causar grandes danos. O trabalho de uma equipe especializada em mapeamento de riscos corporativos também se estende a isso. Ele é constante. Então, cada novo funcionário da empresa será treinado e acompanhado seguindo as diretrizes da organização.

CONTRATAÇÃO DE SEGUROS

Contratar um seguro pode ser um desafio, pois a análise da seguradora vai muito além do valor que o empresário pode desembolsar. Não basta apenas querer ter um seguro e poder pagar por ele, a organização deve estar em dia com a sua política de prevenção de riscos, o que comprova que está preocupada em evitar possíveis danos e preservar sinistros. E esse é mais um benefício do mapeamento, pois ele ajuda na hora da contratação de uma apólice, como foi o caso da Krona.

“Realizamos há pouco tempo um roadshow com as principais seguradoras do Brasil e recebemos muitos feedbacks positivos. Foi um trabalho elaborado a quatro mãos com a HIL e ajudou a Krona a receber a visibilidade e importância que precisávamos para suportar a nossa capacidade de contratação. Mostramos a Krona, os produtos e materiais que trabalhamos, mas, principalmente, a qualidade e importância que estamos dando ao gerenciamento de riscos”, explica Leandro.

REDUZ DANOS NOS EQUIPAMENTOS

O cuidado com os equipamentos de uma empresa deve ser constante e não apenas quando param de funcionar. A manutenção preventiva é uma das premissas do mapeamento de riscos, e se seguida à risca, irá evitar problemas que refletem diretamente na produtividade e, consequentemente, no faturamento.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail