Siga nas redes sociais

Search

Jogo criado em SC faz ponte entre Brasil e Finlândia

Compartilhe

Foto: divulgação.

A Maqna Interactive, de Florianópolis, lançou no último mês o jogo Ukko & Guará: Stellarbound, disponível na plataforma Steam

Com foco na colaboração entre personagens que vivem em mundos opostos, o game traz um lobo guará do Brasil e uma rena da Finlândia, que juntos devem resolver uma série de quebra-cabeças.

O jogo foi vencedor da Good Game Brazil Game Jam, evento organizado pela embaixada do Brasil em Helsinque.

“A qualidade final do jogo entregue na game jam e a vitória do mesmo, deram indícios que o jogo valia a pena ser continuado. Por isso, trouxemos para dentro da Maqna e continuamos desenvolvendo mais níveis e novas mecânicas para lançá-lo comercialmente na plataforma Steam”, destaca Fernando Sá de Souza, CEO da empresa.

Aproveitei para bater um papo com o Fernando sobre o jogo e novidades que estão surgindo no ecossistema de desenvolvimento de jogos de Santa Catarina.

Qual foi o insight para a criação do jogo?

A ideia surgiu do tema proposto pela game jam “conexão” e sendo uma game jam da embaixada do Brasil em Helsinque, pensamos logo na conexão entre os dois países.

Você pode pontuar algum aprendizado neste processo de trabalhar com uma cultura tão diferente da nossa?

Foram muitos os aprendizados. Cultura, geografia, idioma, são alguns dos tópicos. Pesquisamos bastante sobre a Finlândia para poder fazer a construção da rena Ukko.

Você foi escolhido como presidente da, ainda em fase embrionária, Associação Catarinense das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (ASCGAMES), o que a entidade pode trazer de benéfico para as empresas e entusiastas que procuram participar do mercado bilionário de desenvolvimento de jogos?

Acredito que através da conexão entre os empreendedores e profissionais da área de jogos, a troca de conhecimento se intensifica de uma forma que tende a acelerar e inspirar mais ainda o desenvolvimento da indústria de jogos em Santa Catarina. Quando dentro de um contexto favorável, que vive e compartilha aquilo que é acumulado de experiência, aqueles que chegam na indústria se beneficiam muito ao evitar os erros e a ir direto aos acertos daqueles que já desbravaram o mercado de games. As associações de jogos no exterior são muito fortes nesse sentido, há muita troca de conhecimento e experiência.

Quais os planos para os próximos anos?

O plano é seguir crescendo como uma empresa produtora de jogos. Temos mais 2 projetos quase prontos, um deles deve ficar pronto ainda neste ano. Após esses lançamentos, pensamos muito na possibilidade de investir em um multiplayer.

Confira o trailer do jogo abaixo ou acessando sua página do steam.

Leia outras colunas do Maycon Souza clicando aqui.

Compartilhe

Especialista em tecnologia com mais de 20 anos de experiência no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos inovadores.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail