Siga nas redes sociais

Search

Educação financeira é a principal estratégia social ESG de cooperativas de crédito

Felipe Santiago, CEO da CashWay. Foto: divulgação.

Entre as ações sociais desenvolvidas pelas cooperativas de crédito, a principal delas, com 85% das respostas, é a educação financeira para a comunidade local, segundo dados levantados pela PWC, em uma pesquisa realizada com 165 entidades brasileiras do setor no segundo semestre do ano passado.

Em segundo lugar, aparece a inclusão financeira para pequenos negócios (61%), seguida por programas de diversidade e inclusão nos processos de contratação de funcionários (50%). A inclusão digital para comunidades locais aparece em quarto lugar, com 28%. 

A pesquisa reforça o importante papel das cooperativas de crédito em levar inclusão financeira e digital para as regiões descentralizadas. No Brasil, 34 milhões de brasileiros ainda estão desbancarizados, sem conta bancária ou que a usam com pouca frequência.

Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, de janeiro do ano passado, 10% dos brasileiros não têm conta em banco (16,3 milhões), e outros 11% (17,7 milhões) não movimentaram a conta no mês anterior, o que totaliza 21% do total. O estudo mostrou ainda que os 10% de brasileiros sem conta em banco são majoritariamente do interior, mulheres, mais jovens, das classes D e E e menos escolarizados. 

A CashWay tem ajudado, por meio das cooperativas de crédito, a levar mais inclusão financeira para o interior, chegando a cerca de 552 mil clientes finais. Até o início de setembro deste ano, mais de R$ 500 bilhões foram transacionados pela plataforma.

Nosso propósito, de democratizar o acesso aos serviços financeiros, se constrói a cada dia, passando por cada uma dessas transações. Levar para o interior do país acesso à tecnologia com benefícios como crédito, conta e transações bancárias aos pequenos e médios produtores rurais, faz parte de quem é a CashWay. 

ESTRATÉGIA ESG

Incorporar aspectos ESG à estratégia das cooperativas traz muitos benefícios, portanto, é imprescindível que os gestores abracem essas medidas e garantam que elas abranjam toda a organização. Confira mais alguns dados da pesquisa abaixo:

  • 74% dos dirigentes das cooperativas de crédito estão muito interessados em assuntos relacionados a ESG e 70% consideraram esses aspectos muito importantes para o segmento.
  • 51% dos dirigentes das cooperativas de crédito avaliam como muito relevante o impacto da incorporação do ESG na estratégia da cooperativa para atrair/reter cooperados.
  • 52% das lideranças afirmam que a cooperativa de crédito em que atuam não tem metas específicas para ESG.
  • Três quartos das cooperativas expressam publicamente ter compromissos sociais, ambientais e de governança atrelados a sua estratégia corporativa, mas apenas 48% dispõem de metas específicas para ESG.
  • Quanto à aplicação de boas práticas de gestão ambiental, 74% dos entrevistados afirmam que a cooperativa na qual atuam cumpre apenas parcialmente as boas práticas de gestão ambiental em suas operações e espaços físicos, o que indica haver espaço para ampliação.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail