Siga nas redes sociais

Search

Produção on demand precisa se tornar o agora da indústria da moda

Felipe Sanchez, CEO do Grupo Bloom. Foto: Letícia Lima/Economia SC.

Por Felipe Sanchez, CEO do Grupo Bloom.

Muito se fala no futuro da indústria da moda, mas a verdade é que não há mais tempo para permanecer no passado, apenas idealizando o que pode ser feito. O desenvolvimento tecnológico está aí, a urgência por soluções sustentáveis aumenta cada vez mais e a produção inteligente, automatizada e sem desperdícios já é uma realidade para quem ent endeu o conceito on demand. Agora, é preciso que essa filosofia seja aplicada por um número maior de empresas, principalmente aquelas que buscam soluções alinhadas a iniciativas de ESG.

A indústria têxtil, que está totalmente ligada à moda, é a segunda mais poluente do mundo. No Brasil, uma a cada quatro peças produzidas não é vendida, resultando em estoques lotados, desperdício de matéria-prima e prejuízo econômico e ambiental. A produção sob demanda é uma opção revolucionária, que salva o estoque e o meio ambiente ao mesmo tempo. 

Somado a isso tudo, o conceito on demand é, também, um formato inovador de atendimento ao cliente final. Com o print on demand, por exemplo, o consumidor passa a ter a possibilidade de escolher a estampa que quer ver no produto que será adquirido por ele. O processo de produção é rápido e a qualidade da impressão é garantida, com a facilidade do on-line.

Estamos acostumados com as comodidades que o mundo digital nos oferece. Vivemos em um tempo onde o consumidor quer o produto mais rápido do que nunca e espera ter algo novo toda vez que visita ou site ou uma loja. A pergunta é como o fornecedor pode reagir a este momento que o mercado vem vivendo. E, a resposta, no meu entendimento, é o print on demand, ou on demand, pensando além da estamparia. A produção sob demanda possibilita entregar ao cliente o que ele precisa, na hora e do jeito que precisa. 

Em meio a todas as oportunidades desse novo cenário, é importante considerar, também, o modelo on demand como uma possibilidade para expandir os negócios. Com a ajuda da internet e um workflow totalmente automatizado, não importa onde a empresa esteja, dá para ter uma mentalidade global. Os clientes podem estar além das fronteiras.

A produção sob demanda é o futuro que já nos foi apresentado. Em países europeus e nos EUA, ela já é uma realidade bastante evoluída – no Brasil, vem ganhando espaço gradativamente. Para que se torne o “agora” da indústria da moda, e do setor têxtil como um todo, é de suma importância que esse conceito seja cada vez mais difundido. A indústria têxtil brasileira é a quarta maior do mundo e a maior do ocidente. Não podemos ficar para trás no caminho da evolução. Precisamos reavaliar a forma que vemos o mercado, produzimos, atendemos o nosso cliente e fazemos negócios.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail