A Franq Open Banking, fintech que conecta clientes e empresas a produtos financeiros de mais de 50 provedores por meio de bancários e agentes autônomos independentes, anuncia um novo aporte no valor de US$ 12 milhões, em rodada Série A liderada pela Quona Capital, além da participação da Globo Ventures e Broadhaven Capital Partners, além do Valor Capital Group, que já era investidor da fintech.
Em franca expansão, a empresa de Florianópolis utilizará os recursos provindos da captação para reforçar os times de tecnologia, dados e novas soluções e sistemas, em especial para o segmento PJ, que já representa 40% do volume transacional da companhia.
Os produtos de crédito são responsáveis por aproximadamente 70% das receitas no mercado financeiro do país e são o carro-chefe da Franq, que origina mensalmente R$ 2,2 bilhões em propostas de crédito pessoa física e pessoa jurídica.
A empresa foi fundada para democratizar o acesso a serviços financeiros para PMEs e consumidores, 70% dos quais são atendidos hoje por apenas cinco grandes bancos, justamente porque a falta de ofertas abrangentes dos principais bancos deixa muitos sem acesso a melhores opções.
Os bancários autônomos da Franq, chamados personal bankers, usam sua experiência para identificar melhores produtos de vários fornecedores e, em seguida, permitir que PMEs e consumidores os acessem por meio de sua plataforma, trazendo conveniência, economia de custos e produtos mais alinhados às necessidades exatas, sem custo adicional para os usuários.
Enquanto isso, a plataforma da fintech capacita seus personal bankers, muitos dos quais saíram de carreiras em grandes bancos, para fornecer valor adicional a sua carteira de clientes, atendendo-os com produtos desenhados precisamente para suas necessidades.
“A Franq tem como foco dar mais acesso e poder de escolha aos consumidores e oportunidades para bancários trabalharem de forma independente. Além de integrarmos bancos, fintechs, seguradoras e corretoras em uma única plataforma, oferecemos suporte total aos bancários para que eles empreendam com tecnologia, treinamentos, conteúdo, assessorias de marketing, contábil e suporte de especialistas de produtos”, complementa Paulo Silva, CEO da Franq.
A fintech já possui 7 mil bancários independentes registrados em sua plataforma, operando em todo o Brasil. Com este novo aporte de capital, a empresa pretende mais que dobrar seu alcance anualmente até 2024.